Erro faz ‘Snowden’ aparecer dentro da Casa Branca no Google Maps

Redação PH

Redação PH

venda online na china representa quase 40% do comércio eletrônico

Erro faz ‘Snowden’ aparecer dentro da Casa Branca no Google Maps

Se o governo dos Estados Unidos tiver qualquer dúvida sobre onde está o ex-analista da CIA, Edward Snowden, basta recorrer ao Google Maps. O serviço de mapas do Google exibia na manhã desta terça-feira (14) que o norte-americano responsável por revelar o funcionamento de programas de ciberespionagem em massa está na sede do governo do país, a Casa Branca .

Na vida real, Snowden está desde 2013 na Rússia, país que lhe concedeu permissão de residência de três anos. O local mostrado é chamado de “Edwards Snow Den”. A localização é a de uma loja de artigos para snowboard, que, segundo perfil na rede social Google +, fica no número 1.600 da Avenida Pennsylvania, no Distrito de Columbia, em Washington.

Segundo o Google informou ao site “Marketing Land”, um usuário manipulou o sistema de mapas para alterar a localização de um estabelecimento comercial real para que aparecesse dentro da Casa Branca. A pegadinha ocorre cinco dias após o Google liberar o Data Layer, uma nova funcionalidae para programadores criarem aplicativos interativos baseados no sistema de mapas e coletarem dados geográficos.

Na onda da brincadeira, a loja de artigos para esqui na neve recebeu cinco comentários de supostos clientes, elogiando-a como “grande fonte de informação confidencial”. “Grande fonte de informação confidencial. Não tenho certeza se ele vazou isso muito bem, mas com certeza eu lhe ofereceria asilo”, afirmou um usuário identificado como Tony Weisenburger. “Eu me senti tão exposto”, escreveu outro, chamado Mitch Orton.

Fotos de pênis

A última aparição de Snowden havia sido para fazer uma brincadeira, a fim de chamar atenção novamente para a extensão da espionagem norte-americana. Em entrevista ao programa "Last Week Tonight", ele foi questionado pelo apresentador John Oliver se o governo dos EUA tem acesso a fotos íntimas de usuários.

"Este é o limite mais claro para as pessoas: o governo pode ver meu pênis?", perguntou Oliver, sugerindo que a Agência de Segurança Nacional (NSA) pode ter acesso a e-mails pessoais dos internautas que compartilham fotografias íntimas. "A boa notícia é que não há um programa chamado 'dick pic'. A má notícia: ainda sim continuam reunindo informações, incluindo fotos de seu pênis", respondeu Snowden.

Falha

Outra brincadeira com o Google Maps posicionou uma banca de advogados na Asa Oeste da sede do governo dos EUA. Quando clicado, o ícone da “cCross law firm” leva o internauta para um página com imagens animadas e música do que parece ser o site de um escritório de advocacia no Japão.

O que era para ser piada revelou uma falha do Google Maps, que permite a alteração de locais ao bel prazer de usuários. O Google informou ao “Marketing Land” que o problema deve ser resolvido, e Edward Snowden será retirado da Casa Branca.

+ Acessados

Veja Também