Encontro vai celebrar saúde da população negra

Redação PH

Redação PH

encontro vai celebrar saúde da população negra

Encontro vai celebrar saúde da população negra

Nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, é comemorado em todo o Brasil o Dia de Mobilização Pró-Saúde da População Negra e o Dia de Luta Pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme. Em Rondonópolis, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza algumas atividades para atender e preservar a saúde desse público.

A data alerta que a detecção precoce deste tipo de doença é fundamental para o acompanhamento, tratamento e melhoria da qualidade de vida dos portadores de doença falciforme.

Para celebrar a conquista das pessoas negras, dos pacientes e público alvo das doenças falciformes, a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação dos Falcêmicos Parentes e Amigos (AFHROAP) vão realizar um encontro festivo com todos os familiares dos associados a partir das 15 horas, no salão comunitário do bairro Coophalis.

O cuidado da saúde da população negra envolve, por exemplo, algumas doenças genéticas ou hereditárias e exige um acompanhamento diferenciado. Entre as principais enfermidades estão: diabetes, hipertensão arterial, miomas, deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenas, e doença falciforme.

A anemia falciforme é uma das enfermidades hereditárias mais comuns no Brasil, sendo que a incidência de casos é significativa em Rondonópolis. Para mudar esse quadro, o município executa a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) a partir do Programa Municipal de Atenção às pessoas com Doença Falciforme, que tem foco nas hemoglobinopatias.

Para a doença falciforme, o Programa Municipal de Triagem Neonatal Biológica tem sido fundamental para o diagnóstico, feito em recém-nascidos por meio do teste do pezinho. Também é realizada a busca ativa de pacientes com diagnóstico tardio da doença. Em ambos os casos, o acompanhamento e tratamento é feito no Serviço de Atenção Primária à Saúde e no Serviço de Referência Ambulatorial (Ceadas ou Hemocentro-MT). O tratamento é feito, inclusive com medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

+ Acessados

Veja Também