Emprega Rede atende pessoas socialmente vulneráveis em Peixoto

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Emprega Rede atende pessoas socialmente vulneráveis em Peixoto

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) levou o programa Emprega Rede para a Caravana da Transformação, que ocorreuna sexta-feira (09.09) e sábado (10.09) na cidade de Peixoto de Azevedo, (690 km de Cuiabá). Foram realizados 282 atendimentos durante os dois dias da ação promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

O Emprega Rede é um programa de Governo do Estado de Mato Grosso, lançado em junho do ano passado, com foco na inclusão socioprodutiva da população vulnerável, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo, vítimas de tráfico de pessoas e do trabalho infantil. Um dos serviços ofertados por meio do programa é o atendimento psicossocial.

O atendimento psicossocial contribui para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho e também elevaa estima desses trabalhadores.Uma dasatendidas no Emprega Rede durante a Caravana da Transformação, foi a balconista de farmácia, Laura Oliveira. Ela é mãe de três filhos e teve que assumir a liderança familiar, após o fim do casamento, quando ainda estava grávida de três meses da filha caçula, que hoje está com dois meses.

“Estou passando por dificuldades financeiras. Recebo R$ 400 de pensão para cuidar dos três filhos e também da minha mãe, que é aposentada. Meu salário é pouco. Agora estou em licença maternidade e vim aproveitar os serviços da Caravana da Transformação. Recebi orientações do Emprega Rede e planejo trabalhar em casa, para cuidar das crianças e aumentar a renda. Também inclui a minha filha mais nova no cadastro do Bolsa Família. Fiquei feliz por saber que existem ações como essas. É bom saber que não estamos esquecidos”, relatou a mãe, enquanto solicitava a segunda via da certidão de nascimento da filha de seis anos.

O secretário titular da Setas, Valdiney de Arruda, destacou que a disponibilização da equipe psicossocial é fundamental para o sucesso do Emprega Rede. “Algumas dificuldades encontradas para acesso a uma vaga de emprego podem ser solucionadas por meio do atendimento psicossocial. Podem ser pessoas com baixa autoestima, com algum tipo de dependência, traumatizadas pela violação dos direitos, como egressos do trabalho escravo e infantil”, observou.

A Caravana

Na sexta-feira (09.09) e sábado (10.09) foram realizados os Dias D da Caravana da Transformação, em que serão desenvolvidos serviços de cidadania, como emissão de documentos (RG, CPF e Carteira de Pescador Amador), além de orientações sobre combate à violência contra a mulher, seleção para vagas de trabalho pelo Sine, entre outros.

A Caravana da Transformação está na segunda edição e aconteceu na Vila Olímpica de Peixoto de Azevedo. Além da cidade, outros 16 municípios também são beneficiados com os serviços sociais e de saúde. São eles: Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Apiacás, Nova Monte Verde, Paranaíta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colíder, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Nova Guarita, Itaúba e Marcelândia.

+ Acessados

Veja Também