Embrapa expõe opções para sistemas produtivos durante Show Safra BR-163

Redação PH

Redação PH

Embrapa expõe opções para sistemas produtivos durante Show Safra BR-163

Começa nesta terça-feira, na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT) o Show Safra BR-163. A Embrapa será uma das cerca de 120 expositoras da feira. A empresa de pesquisa apresentará em uma vitrine de tecnologias algumas opções para os agricultores que desejam diversificar seus sistemas produtivos.

O feijão-caupi é uma das alternativas apresentadas. O plantio do grão, também conhecido como feijão-de-corda, vem crescendo no estado, sobretudo com o uso de novos materiais com características compatíveis com o manejo mecanizado. Entre as cultivares apresentadas está a BRS Tumucumaque, que é mais produtiva do que a BRS Guariba, o material mais cultivado no estado.

Outra opção é o arroz de terras altas BRS Esmeralda. O material é indicado para Mato Grosso e tem produtividade média acima de 4 mil kg/ha. Além disso, tem moderada resistência às principais doenças do arroz e ao acamamento.

Os visitantes da vitrine da Embrapa ainda poderão ver e obter mais informações sobre o capim BRS Zuri, uma das últimas forrageiras lançadas pela de forra da Embrapa. A BRS Zuri é um Panicum maximun de porte alto, com folhas largas, de produtividade até 12% superior ao cultivar Tanzânia. Apresenta fácil manejo e alto grau de resistência ao fungo foliar Bipolaris maydis.

Programa Soja Livre

Os agricultores que visitarem o estande da Embrapa no Show Safra também verão no campo as cultivares de soja convencionais que fazem parte do Programa Soja Livre. Além disso, poderão tirar suas dúvidas com pesquisadores, adquirir sementes e fazer negócios.

O Programa Soja Livre é coordenado pela Embrapa e Aprosoja e conta com uma série de patrocinadores e apoiadores. Tem como objetivo difundir e manter no mercado a oferta de materiais livre de transgenia desenvolvidos pela Embrapa e TMG, garantindo a liberdade de escolha do produtor.

Sistemas de produção em olericultura

A Embrapa, em parceria com a prefeitura de Lucas do Rio Verde e com a Empaer também apresentarão durante o Show Safra BR-163 uma vitrine de tecnologias para a agricultura familiar. No espaço serão demonstrados diferentes sistemas de produção de hortaliças.

Entre os sistemas apresentados está o cultivo protegido com estufas, túnel baixo e mulching. Há também o plantio direto de hortaliças e o uso de armadilhas de feromônio para monitoramento e controle de traça do tomateiro.

Nesta área, além de dezenas de tipos de hortaliças, como tomate, tomate cereja, pepino, pimentão, abóbora e folhosas, há também opções de produção de frutas como banana, maracujá, abacaxi e caju.

Para melhor orientar os visitantes, na sexta-feira serão realizados quatro giros técnicos neste espaço, dois pela manhã e dois no período da tarde. As rodadas serão guiadas pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Flávio Fernandes que apresentará os sistemas produtivos, explicará o uso apropriado de cada tecnologia e irá tirar as dúvidas dos agricultores participantes.

Palestras

A Embrapa também participará da programação de palestras e mesas redondas desta edição do Show Safra BR-163. Na manhã de quinta-feira o pesquisador da Embrapa Soja Fernando Adegas será um dos participantes da discussão sobre "Plantas Daninhas Resistentes: Passado, Presente e Desafios".

No mesmo dia, no período da tarde, a mesa redonda sobre "Manejo de Nutrientes no Sistema de Produção" terá a participação do pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Álvaro Resende.

+ Acessados

Veja Também