Embarques de frango moderados, apesar do maio mais longo

Redação PH

Redação PH

Embarques de frango moderados, apesar do maio mais longo

Em se tratando de mês mais longo (22 dias úteis) que maio de 2016 (21 dias úteis) e que o mês anterior (18 dias úteis em abril passado), projetava-se para maio de 2017 um desempenho superior ao registrado nesses dois meses. A realidade, porém, é que os embarques de carne de frango in natura do mês alcançaram a menor média diária dos últimos sete meses. Ou pouco mais de 14,5 mil/t/dia, volume que representou redução de 11% sobre as 16,3 mil/t/dia de abril passado e de quase 14% sobre as mais de 16,8 mil/t/dia de maio de 2016. Efeito, sem dúvida, da repercussão externa da Operação Carne Fraca.

Resultado: os embarques de maio somaram 319.076 mil toneladas, volume que redundou em um aumento de quase 9% sobre as (escassas) 293.482 toneladas de abril passado, mas que (apesar do mês mais longo) ficou cerca de 10% aquém das 353.435 toneladas de maio de 2016.

O estrago, porém, não ficou restrito ao volume. O preço médio, que no primeiro trimestre do ano (isto é, antes dos efeitos da Operação Carne Fraca) vinha evoluindo a uma média mensal superior a 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, em maio último aumentou apenas 10%. Praticamente nada se considerado que o preço médio de um ano atrás esteve entre os mais baixos dos últimos oito anos. O pior, porém, é que pelo segundo mês consecutivo o preço médio da carne de frango in natura retrocedeu em relação ao mês anterior e, com isso, acabou recuando ao menor valor do quadrimestre fevereiro-maio.

Obviamente, os efeitos desse desempenho se refletiram na receita cambial. Que embora tenha aumentado mais de 8% em relação ao (fraco) resultado de abril, acabou ficando menor que a registrada em maio de 2016. Aliás, enquanto no primeiro trimestre de 2017 a receita mensal da carne de frango in natura incrementos médios de 25% em relação a idêntico mês do ano anterior, no período pós Operação Carne Fraca acusa reduções médias, mensais, de 4,58%.

+ Acessados

Veja Também