Embalagens de buzinas de gás terão que ter alerta sobre risco de morte

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Embalagens de buzinas de gás terão que ter alerta sobre risco de morte

Causa de, pelo menos, 11 mortes no país nos últimos meses, as buzinas de gás fabricadas ou comercializadas dentro do território mato-grossense precisarão ter em suas embalagens o aviso "a inalação pode causar a morte". É o que prevê um projeto de lei de autoria do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) apresentado na Assembleia Legislativa nesta semana.

De acordo com a proposta, o aviso deve estar escrito em destaque e ser posicionado na parte frontal dos rótulos. A regra vale para qualquer produto feito à base ou que contenha os gases butano e/ou propano.

“Esse produto é capaz de provocar sérios danos à saúde e tem sido comercializado para fins de diversão, sem o devido cuidado. Já foi identificada, inclusive, publicidade em que se recomenda seu uso a partir dos três anos de idade”, argumenta o parlamentar.

Criada com o propósito de produzir barulho e ser utilizada, principalmente, em eventos esportivos, a buzina é fabricada com gases derivados do petróleo que, quando inalados, reduzem a circulação do oxigênio no cérebro, provocando tontura, euforia e alucinações.

Por conta disso, as buzinas têm sido utilizadas como alucinógeno por jovens e adolescentes, uma espécie de alternativa às drogas ilícitas. Especialistas afirmam, no entanto, que os riscos de overdose são maiores, já que é mais difícil de controlar a quantidade consumida por vias respiratórias.

Pelo menos 11 pessoas já morreram devido a inalação do gás de buzina. A última vítima foi a jovem Maria Luiza, que usou o gás durante uma festa em um condomínio de São Paulo. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

+ Acessados

Veja Também