Embaixada dos Estados Unidos conhece trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Embaixada dos Estados Unidos conhece trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado

Com o objetivo de fortalecer o trabalho de cooperação com outros países, o Governo de Mato Grosso recebeu, nesta segunda-feira (24.10), a chefe-adjunta da sessão de economia da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Naomi Fellows. No encontro, a representante americana pôde conhecer mais sobre o trabalho econômico e social desenvolvido pelo Estado.

“Vim conhecer o estado de Mato Grosso, saber das políticas, dos desafios e as mudanças que foram implantadas recentemente e o resultado delas. É uma oportunidade de falar com o Governo e com representantes da iniciativa privada em Cuiabá, e conhecer a realidade”, disse.

Segundo ela, a visita foi fundamental porque, de Brasília (DF), o conhecimento fica restrito ao que se noticia em nível federal. “A economia de um estado não vai avançar se ele não é bem administrado. Para entender a realidade econômica, é preciso entender tudo, até mesmo saúde e educação para saber como eles poderão contribuir com a economia”, afirmou.

No encontro, promovido na sede do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, explicou as ações que o Executivo Estadual tem desenvolvido no setor. Segundo ele, nos últimos anos foram priorizadas as ações da alta complexidade, que é mais cara e menos eficiente. Ressaltou, ainda, que a atual gestão busca mudar essa lógica com mais investimentos em saúde básica.

Outro enfrentamento elencado pelo gestor é quanto à judicialização da saúde, já que em 2014, o Estado desembolsou R$ 100 milhões, enquanto neste ano o desembolso foi de pouco mais de R$ 10 milhões.

A secretária de Estado do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, destacou que a atual gestão foi eleita com o compromisso de dar transparência ao Executivo e combater casos de corrupção. Lembrou que o Estado avançou e é considerado um dos melhores em transparência pública.

Medidas anticorrupção

Com relação ao combate à corrupção, a secretária frisou que o Estado incluiu em todos os contratos uma cláusula anticorrupção, que prevê a quebra do convênio em casos de envolvimento com corrupção no serviço público. “Pedimos para que o Ministério da Justiça dos Estados Unidos seja incluído no rol de investimento para capacitação no exterior na área de prevenção e combate à corrupção”, disse Adriana Vandoni.

Ela considerou também que o apoio dos norte-americanos ao GTCC será de grande valia porque a iniciativa de criação do gabinete leva em conta o trabalho desenvolvido na iniciativa privada. Vandoni lembrou que a lei anticorrupção dos Estados Unidos é mais antiga e a punição mais rigorosa e efetiva.

Já na educação, o secretário-adjunto Tulio Cesar da Fonseca Turibio apresentou o número de alunos que compõem a rede estadual e um diagnóstico das 756 escolas. Segundo ele, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), trabalha para lançar o programa Pró-Escola, que funcionará em três eixos: Ensino, Infraestrutura e Tecnologia.

Responsável pela articulação internacional do Governo de Mato Grosso, a assessora especial do Gabinete de Governo, Rita Chiletto, comentou que Mato Grosso tem muito a ganhar em uma possível parceria com os Estados Unidos. “Nossa expectativa é mostrar que Mato Grosso está pronto, que tem profissionais qualificados para implementar ações e trazer parcerias, assim como fazemos em outras áreas”, comentou.

Além dos Estados Unidos, Mato Grosso recebeu, na semana passada, representantes do Canadá que pretendem os laços com o estado na elaboração de um programa de intercâmbio.

+ Acessados

Veja Também