Em MT Sema apreende 100 kg de pescado irregular

Redação PH

Redação PH

Sema apreende 100 kg de pescado irregular no Teles Pires

Em MT Sema apreende 100 kg de pescado irregular

Uma operação especial de fiscalização no Rio Teles Pires, próxima a barragem da usina hidrelétrica de Sinop (a 503 Km de Cuiabá), terminou com a apreensão de aproximadamente 100 Kg de pescado irregular. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em conjunto com a Diretoria de Unidade Desconcentrada de Sinop (DUD Sinop), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e o 11° Batalhão de Polícia Militar de Sinop.

O procedimento ocorreu neste domingo (13.05) e capturou peixes das seguintes espécies: Pintado, Corvina, Tucunaré, Trairão, Curimbatás, Cachorra e Matrinchã, que foram doados para a Instituição Filantrópica Lar dos Vicentinos, em Sinop. Além do pescado apreendido, os fiscais também confiscaram quatro barcos com motores de popa e diversas varas com molinetes e carretilhas com caixas de pesca.

Conforme o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, os envolvidos estavam sem a carteirinha de pescador e estavam fazendo a pesca predatória em local proibido. “É ilegal a captura de peixes fora da medida permitida por lei e também a captura nas proximidades de usinas hidrelétricas”, informa.

As duas pessoas pegas praticando a pesca ilegal, foram encaminhadas para a Polícia Civil e devem responder por crime ambiental. A multa aplicada foi de R$ 11.994,00.

Regras da pesca

Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009. Ela estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca predatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838/ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

+ Acessados

Veja Também