Em Campinas, ministro interino Eumar Novacki trata de preservação na Embrapa Territorial

Redação PH

Redação PH

governo libera r$ 12,5 bilhões para financiar safra agrícola de 2018 e 2019

Em Campinas, ministro interino Eumar Novacki trata de preservação na Embrapa Territorial

O ministro interino do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, reuniu-se nesta segunda-feira (22) em Campinas, São Paulo, com o chefe geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, quando tratou dos mais recentesnúmerossobre apreservação do meio ambiente. Miranda apresentou dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), atualmente integrado ao Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Embrapa, que demonstram que a área preservada por produtores rurais em suas propriedades correspondea 22% do território brasileiro.

Opercentual havia sido divulgado pelo ministro Blairo Maggi na reunião do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), na última semana, em Berlim. Estudo da NASA, agência especial norte-americana, publicado em novembro, demonstra que o Brasil protege e preserva a vegetação nativa em mais de 66% de seu território e cultiva apenas 7,6% das terras. A Dinamarca cultiva 76,8%, dez vezes mais que o Brasil; a Irlanda, 74,7%; os Países Baixos, 66,2%; o Reino Unido 63,9%; a Alemanha 56,9%.

Em 2016, a Embrapa Territorial já havia calculado a ocupação com a produção agrícola em 7,8% (65.913.738 hectares). Os números da NASA indicam percentual menor, mas Evaristo de Miranda, doutor em Ecologia, explica que é normal a pequena diferença de 0,2% entre os dados brasileiros e norte-americanos.

+ Acessados

Veja Também