Educação incorpora a tecnologia ao aprendizado em sala de aula

Redação PH

Redação PH

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Educação incorpora a tecnologia ao aprendizado em sala de aula

Incorporar a tecnologia ao processo educacional é um dos objetivos do Pró-Escolas Digital, lançado na manhã desta segunda-feira (02.10) pelo Governo do Estado, em parceria com os institutos Inspirare, Natura e Vivo. O projeto é uma extensão da Escola Digital, desenvolvida pelos institutos em 20 estados brasileiros.

A parceria, sem custos ao Governo do Estado, permite que alunos, professores e toda a comunidade escolar tenham acesso a uma plataforma digital como ferramenta e complemento de estudo, além de inserir Mato Grosso no processo tecnológico educacional. Para conhecer a plataforma, acesse:http://matogrosso.escoladigital.org.br/

Caio Valiengo, representante da Rede Escola Digital, explicou que a ferramenta irá incorporar a tecnologia à sala de aula. “Além disso, a aula ficará mais interessante e dinâmica. Atualmente, são mais de 20 mil recursos disponíveis no portal, sendo que 9 mil deles podem ser usados off-line, ou seja, independem de uma conexão de internet”, ressaltou Caio.

O governador Pedro Taques lembrou que, apesar do processo tecnológico, é necessário valorizar o professor em sala de aula. “Também dou aula em cursos à distância pela internet, em salas que geralmente contam com 80 mil alunos online; então, o mais importante nesse processo é o professor”, disse Taques.

Nessa plataforma, o professor é aliado da Seduc não só na utilização dos conteúdos já inseridos no portal, como também no compartilhamento de novos conteúdos, técnicas e metodologias.

“Não podemos competir com os smartphones, mas temos que pensar em novas formas de ensinar e é a partir disso que entra o programa do Pró-Escolas e o eixo inovação, que foi pensado pelo secretário Marco Marrafon e por sua equipe desde o começo de sua gestão na Seduc”, lembrou Taques.

EDUCAÇÃO EM REDE

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, lembrou que o momento é de transformação. “A gestão do governador Pedro Taques permite que tenhamos mais investimentosem forma de projetosentrando na secretaria, como é o caso dos parceiros da Arena da Educação, do Projeto Tutoria e do QG do Enem”, frisou.

Segundo o gestor, agora chegou a vez do Pró-Escolas Digital fazer parte da transformação do processo educacional dos estudantes da rede pública de Mato Grosso. “Isso vem acontecendograças às pessoas de bem que querem fazer a transformação em uma escala global, como é o caso do Caio, que está aqui”.

“Assim, a plataforma vai permitir que os profissionais da educação e que os alunos, produzam materiais que poderão ser utilizados pelo Brasil todo; é a transformação com inovação e criatividade. Não é só transformar, é transformar para o bem, valorizando as pessoas que estão nesse processo”.

Participaram do lançamento, os secretários adjuntos de Política Educacional, Edinaldo Gomes; Gestão Escolar, Marioneide Kliemaschewsk; Políticas de Pessoal da Educação, Édiulen Jesus de Arruda Leite; Obras e Estrutura Escolas, Alan Porto eRelação Políticas, João Creplive Neto.

INOVAÇÃO

O Pró-Escolas Digital é uma ação do eixo Inovação do Pró-Escolas, o maior programa de investimentos da história da Educação de Mato Grosso, com um orçamento de R$ 360 milhões para estrutura escolar até 2018.

Dentro do eixo Inovação, a Seduc inaugurou a Arena da Educação, o primeiro estádio-escola do país, lançou o concurso público com quatro fases eliminatórias para professores da educação básica e o Programa Conectar, disponibilizando 1,2 miltablets para auxiliar a aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.

Além disso, realizou a parceria com o QG do Enem, disponibilizando 4 mil bolsas para alunos do Ensino Médio se prepararem para o exame, além dos aulões que são realizados durante a Caravana da Transformação.

Há ainda o projeto de disponibilização de internet de qualidade para 100% das escolas estaduais e a criação de um portal educacional de alta tecnologia.

A iniciativa abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, na redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais da Educação.

Somente este ano, a Seduc já inaugurou 18 escolas. Até o final de 2018, a Secretaria deverá entregar 35 novas escolas, 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (Ciec), 20 quadras poliesportivas e 70 reformas gerais.

+ Acessados

Veja Também