Economia de recursos, aquisição de ambulâncias e transparência marcam gestão de Maluf na ALMT

Redação PH

Redação PH

nininho destaca o potencial turístico de mt no lançamento da fit pantanal 2017

Economia de recursos, aquisição de ambulâncias e transparência marcam gestão de Maluf na ALMT

A gestão do deputado Guilherme Maluf (PSDB) como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (2015-2017) foi marcada pelo zelo com o gasto público, aumento da transparência e aproximação do Parlamento com a sociedade.

Graças à implantação de um sistema eficiente de gestão e à modernização da estrutura organizacional e administrativa, a Assembleia conseguiu economizar aproximadamente R$ 100 milhões ao longo dos dois últimos anos, montante que foi revertido em benefício dos cidadãos mato-grossenses.

Em uma ação inédita, a ALMT devolveu R$ 20 milhões ao Governo do Estado para a aquisição de 145 ambulâncias, que foram distribuídas a todos os municípios. A manutenção de recursos em caixa também permitiu o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA), a convocação e nomeação de dezenas de aprovados no cadastro de reserva do concurso público realizado em 2013 e a concessão de auxílio-alimentação aos servidores do Legislativo.

“Durante esses dois últimos anos economizamos recursos de diversas formas. Por isso, foi possível investir na aquisição das ambulâncias e no desenvolvimento de ações que beneficiam de forma direta os cidadãos. Em um curto período de tempo, conseguimos deixar um grande legado à Assembleia Legislativa e ao estado”, avaliou Guilherme Maluf.

ALMT é a 6ª mais transparente

Levantamento realizado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), entidade ligada ao Ministério da Justiça, classificou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) como a mais transparente entre as casas legislativas do Centro-Oeste brasileiro e a 6ª colocada em nível nacional.

Uma das principais iniciativas adotadas pela ALMT para garantir o acompanhamento da prestação de contas da Casa foi o lançamento do Portal da Transparência, que pode ser acessado pelo site do Legislativo (www.al.mt.gov.br) e disponibilizadados sobre Contratos, Convênios e Documentos Correlatos, Receitas e Despesas, Fundo de Assistência Parlamentar, Instituto de Seguridade Social dos Servidores do Poder Legislativo e Folha de Pagamento.

Durante a gestão de Guilherme Maluf os deputados estaduais também aprovaram Projeto de Resolução que determina a divulgação de gastos com transporte, locação, controle de uso, combustíveis e manutenção de frota. A proposta foi elaborada em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e prevê ainda a redução gradual de gastos com publicidade, redução da confecção de impressos e equiparação progressiva de servidores concursados e comissionados nos cargos administrativos.

“Prestar contas de todas as atividades para a sociedade é um dever que vem sendo cumpridopela Mesa Diretora do Poder Legislativo. Num momento de crise como o que vive o País, a transparência se torna ainda mais importante.Mais transparência proporciona mais credibilidade e legitimidade ao Legislativo”, ressaltou Maluf.

Comunicação

A ampliação dos mecanismos de comunicação também contribuiu para o aumento da transparência na ALMT. Pela primeira vez, a TV Assembleia e a Rádio Assembleia FM 89.5 transmitem informações sobre aos atos do Poder Legislativo aos 141 municípios do Estado.

Para dar voz aos cidadãos mato-grossenses, a atual Mesa Diretora também inaugurou um novo mecanismo de comunicação (www.al.mt.gov.br/propostas), através do qual podem ser enviadas sugestões de projetos de lei aos deputados estaduais.

Eficiência

A modernização dos processos legislativos e a adoçãode um sistema eficiente de gestão energética podem render à Assembleia Legislativa de Mato Grosso a conquista dos selos ISO 9001 e ISO 50001, que certificam a qualidade e a sustentabilidade dos serviços.

Aproximação com a sociedade

Para conhecer de perto a realidade e as demandas do Estado, a atual Mesa Diretora levou o Parlamento até o cidadão por meio do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”.

Nos dois últimos anos, o presidente Guilherme Maluf e outros deputados estaduais estiveram em Cáceres, Comodoro, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande e Diamantino. Neste período foram realizados mais de 35 mil atendimentos nas áreas de cidadania, saúde e educação, que também foram estendidos a cidadãos de municípios vizinhos.

Teatro Zulmira Canavarros

Sob a gestão do deputadoGuilherme Maluf, oTeatrodo CerradoZulmiraCanavarrosse consolidou como instrumento cultural e social. Nos anos de 2015 e 2016 foram realizados 189 eventos no local. Destes, 27 tiveram as bilheterias totalmente revertidas a projetos sociais e instituições filantrópicas.

Gestão Solidária

Neste período, a Sala da Mulher, coordenada pela presidente de honra Tereza Maluf, realizou 30 eventos com entradas solidárias, que possibilitaram a arrecadação de mais de 40 toneladas de alimentos não perecíveis. Esses alimentos foram doados a 54 entidades, beneficiando quase 15 mil pessoas.

Inclusão

A contratação de estagiários portadores de Síndrome de Down é outra ação que garantiudestaque nacional à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Por iniciativa do presidente Guilherme Maluf, a Casa de Leis vai dar oportunidade a pessoas portadoras da síndrome e incentivar o seu ingresso no mercado de trabalho

“O Poder Público, de uma forma geral, faz muito pouco pela inclusão de pessoas com necessidades especiais. Diante desse cenário, nós entendemos que deveríamos dar o primeiro passo, afinal, os portadores de síndrome de down são tão capazes quanto qualquer outra pessoa”, explicou o deputado.

A diretora pedagógica da Apae Cuiabá, Lígia Maria Anunciação da Costa, parabenizou o parlamentar pela iniciativa e afirmou que a experiência será positiva para os portadores da síndrome.

“O convívio com os colegas de trabalho será muito importante para o desenvolvimento dessas pessoas, pois acelera o processo de aprendizado e contribui para a socialização deles. Além disso, a experiência de um estágio poderá abrir as portas do mercado de trabalho, que hoje não oferece muitas oportunidades aos que possuem algum tipo de deficiência”, disse.

Atuação Parlamentar

Nos anos de 2015 e 2016 foram instaladas cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), das quais quatro já concluíram seus trabalhos. A celeridade para desenvolvimento e conclusão das atividades foi possível devido à estrutura que atual Mesa Diretora garantiu às comissões. Todas as CPIs contaram com o acompanhamento de técnicos qualificados, que produziram relatórios esclarecedores, transcritos em milhares de páginas

No período, a Assembleia Legislativa também foi palco de discussões importantes, como as referentes à estrutura aeroportuária do estado, ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos estaduais, ao novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

“Esta Casa de Leis não fugiu às suas responsabilidades, consolidando-se de forma definitiva como espaço aberto para os principais debates de interesse da sociedade”, frisou o presidente Guilherme Maluf.

+ Acessados

Veja Também