Economia de combustível depende só de você; entenda como em três passos

Redação PH

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economia de combustível depende só de você; entenda como em três passos

Economia de combustível depende só de você; entenda como em três passos

Está em suas mãos a economia de combustível do seu carro. Não é exagero afirmar isso. O motorista que quer gastar menos na hora de abastecer precisa ter em mente três passos. Primeiro: na sua rotina, hábitos simples podem influenciar muito no resultado dentro do tanque, como, por exemplo, calibrar os pneus e escolher o combustível correto. Segundo: a manutenção correta não é apenas para evitar panes, ela faz o carro funcionar melhor e gastar menos. Terceiro: o jeito de guiar faz toda a diferença. Você dirige certo? Veja dicas fáceis de serem aplicadas a partir de hoje.
Passo 1 – Na sua rotina
Combustível certo e confiável – Parece óbvio, mas muita gente não se dá conta que para economizar combustível o próprio combustível precisar ser o certo para o carro e de boa qualidade. Quase todas as montadoras já recomendam o uso de gasolina aditivada para manter limpas as peças do sistema de alimentação do veículo. Sem sujeira, o motor funciona melhor e gasta menos. Além disso, o combustível não pode ser batizado. Procure sempre postos de confiança e com controle de qualidade, como o programa “De olho no combustível” da Petrobras.
Pneus calibrados influenciam muito – Essa é simples de fazer, mas também fácil de esquecer. Calibrar os pneus corretamente traz economia de combustível. Rodar com a calibragem errada pode aumentar o consumo em até 20%. Por isso, a recomendação é calibrar os pneus pelo menos a cada 15 dias. Mas você precisa seguir as orientações de pressão para as rodas dianteiras e traseiras, se tiver com ou sem passageiros. Isso está escrito em algum adesivo no carro (geralmente nas portas ou tampa do tanque) e no manual do proprietário.
Arrefecimento e fluido do radiador – Na correria do dia a dia nem sempre você tem tempo de ver a água do radiador. Isso também pode aumentar o consumo se o motor estiver trabalhando com superaquecimento porque ele perde potência. Pelo menos uma vez por semana olhe o nível da água com o motor ainda frio. É importantíssimo também trocar o fluido do radiador para manter limpo o sistema de arrefecimento. Essa troca deve ser feita em média a cada 10 mil quilômetros.
Passo 2 – Na manutenção
Óleo e filtro de óleo – O óleo vencido dentro do motor do carro também tem influência no consumo. A sujeira do óleo velho, chamada de borra, prejudica o funcionamento das peças internas. Motor pesado sofre mais para funcionar, o que reflete no gasto de gasolina. Por isso, as trocas devem ser feitas rigorosamente como recomendadas pelas montadoras e com a quantidade certa de óleo. O filtro de óleo também deve ser trocado.
Filtros de ar e combustível – Trocar os filtros de ar e de combustível nos prazos indicados pelas montadoras também é fundamental para evitar gastos. Essas duas peças precisam estar impecáveis para que a mistura entre ar e combustível na combustão seja perfeita. Filtros sujos ou fora do prazo de validade deixam o funcionamento do motor irregular. Logo você vai ver o prejuízo ao abastecer.
Não espere falhar as velas – Muitos motoristas só lembram de trocar as velas quando o carro falha. É um grande erro. Elas também têm prazo de validade e devem ser trocadas conforme a indicação montadora. As velas são importantíssimas no resultado da média de quilometragem por litro. Danificadas, elas influenciam diretamente no consumo excessivo de combustível.
Passo 3 : Na hora de dirigir
Evite aceleradas malucas -Acelerar certo é uma das maiores contribuições do motorista para economizar combustível. Qual a necessidade de ficar acelerando o carro parado em uma esquina? Cada acelerada é uma injeção de combustível desnecessária. É dinheiro colocado fora e mais poluição no meio ambiente. Cuide especialmente nas arrancadas para não pisar desnecessariamente enquanto solta a embreagem. Também não precisa ficar cinco minutos aquecendo o carro pela manhã.
Troca de marchas – Quase ninguém olha, mas está escrito lá no manual do proprietário a velocidade certa para cada troca de marcha. Nos câmbios manuais, a troca certa é importante para a média do consumo de combustível. O conta-giros também pode ajudar. O mais importante, em uma explicação simples, é não sentir o motor “sobrando” em aceleração em uma marcha baixa ou “sofrendo” em uma marcha alta.
Se liga nas ladeiras – Sua forma de dirigir nas ladeiras também é importante. Nas arrancadas em lugares íngremes, use o freio de mão para auxiliar. Não fique acelerando e soltando a embreagem antes do necessário. E nunca ande com o carro desengatado nas descidas, a famosa banguela. Isso não reduz o consumo e é perigoso. Os carros com sistema de injeção cortam automaticamente a emissão de combustível apenas se você tira o pé do acelerador.

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