Dr. Leonardo destaca Frente Parlamentar em defesa dos agentes de saúde

Redação PH

Redação PH

deputado federal participa de reunião interinstitucional em barra do garças

Dr. Leonardo destaca Frente Parlamentar em defesa dos agentes de saúde

O deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) participou na tarde desta quarta-feira (20) do lançamento do Comitê Interinstitucional de Mobilização e Combate ao mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika. Durante o ato, Dr. Leonardo destacou sobre a Frente Parlamentar em prol dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias. Defensor das causas e dos direitos da categoria, o deputado ressaltou que o intuito é formular e implementar políticas públicas em favor dos profissionais, estimulando as discussões e o aprimoramento da legislação para assegurar, de forma isonômica, um piso salarial em âmbito estadual.

A Frente pretende debater as diretrizes do plano de carreira da categoria e buscar o reconhecimento da atividade, como sendo exercida sob condições especiais, que prejudicam a saúde e a integridade física, assegurando a esses profissionais, o direito ao recebimento do adicional de insalubridade.

“Queremos garantir um salário justo e o reconhecimento do adicional de insalubridade aos profissionais, que por força do exercício de seus ofícios estão expostos em ambientes insalubres; ao risco de contágio de doenças infectocontagiosas; inseticidas; larvicidas e produtos químicos. São eles que fazem a saúde com assistência, indo nos bairros, nas casas, visitando as famílias, debaixo de sol. Se cuidarmos dos nossos agentes, a população será mais bem assistida, pois eles já prestam um excelente papel, mesmo com as precárias condições de trabalho e o baixo salário”, salientou.

A força tarefa no combate ao mosquito transmissor reuniu representantes de todos os Poderes. Vale destacar que, em 2015, a Vigilância Epidemiológica registrou 30.907 casos de dengue em Mato Grosso. Ainda foram registrados 30 mil casos de zika e 206 de febre chikungunya. No Brasil, os casos ultrapassaram a marca de 1,5 milhão. “A situação é preocupante. O país inteiro está em estado de alerta com os altos índices da doença”, ressaltou Dr. Leonardo.

+ Acessados

Veja Também