DJ Teen Miss Natalia se prepara para prestar vestibular de direito

Essa linda gaúcha pretende cursar Direito e tornar-se uma juíza no futuro. Mesmo sendo aluna do segundo ano no ensino médio e resolveu se aprofundar ainda mais no assunto.  E para isso já elegeu o seu “mentor”, um amigo da família e um dos melhores profissionais de direito do país.

Trata-se do Dr. André Rodigheri, advogado especializado em direito trabalhista. “O Dr. André e eu já nos conhecemos há algum tempo. Conversando rapidamente com ele, pude perceber que há muito o que descobrir sobre o universo do direito, então vim conhecer tudo de perto”, conta Natalia.

Para isso, a futura juíza fez uma visita durante esta semana na Rodigheri Advogados em Porto Alegre. Entre uma conversa e outra, André apresentou a dinâmica de seu escritório, processos em andamento e revelou o método idealizado por ele, que reduz em até 90% os trâmites burocráticos de um processo.

Abaixo, seguem algumas dicas do Dr. André Rodigheri para a futura juíza:

Conte um pouco sobre sua trajetória no direito. Já sabia desde o início que seria advogado?

Eu sou advogado, especializado em Direito do Trabalho, processual e Previdenciário, mas quando ingressei na profissão, o meu sonho mesmo era prestar um concurso público para juiz do trabalho. Porém, no decorrer da faculdade de direito, eu sempre me guiei e fui incentivado por meus docentes para esta área de atuação.

Foi somente depois de minha formatura, e de ter atuado de fato por três anos na prática, que eu pude conhecer melhor a advocacia e me apaixonar pelo direito trabalhista.

O que a área artística poderá beneficiar a Natália na escolha de um curso como o Direito?

A segurança que se tem em pensar, avaliar e agir rapidamente em público são características importantes que um artista carrega consigo. E para o público, um juiz precisa passar uma imagem leve e livre na condução de suas audiências.

Apesar de qualquer pressão por parte dos presentes, o juiz precisa manter-se calmo e imparcial.  E a Natália está acostumada com este contato com as pessoas desde pequena, então vai tirar de letra a atuação em uma audiência.

Como ela deve ir se familiarizando com a área de direito?

Eu diria, na minha humilde experiência que seria de extrema importância que ela iniciasse um estágio em algum escritório, mesmo que de maneira informal. Este período será importante para que ela tenha contato com a matéria e sinta o quão satisfatório é poder trabalhar com o direito. Inclusive quando ela achar um espaço na agenda dela, as portas da Rodigheri Advogados estarão sempre abertas para recebê-la.

Quais os requisitos para que um acadêmico obtenha sucesso em direito? 

Estudar muito é a chave do sucesso. As leis sempre sofrem mudanças e é importante que o acadêmico esteja sempre por dentro de todas as atualizações. Quando eu falo em estudar muito, é justamente estar preparado para qualquer desafio que esteja por vir.

Um advogado precisa estudar tanto ou mais do que um juiz, para ter controle total sobre a matéria. É preciso também fazer uma reflexão sobre o curso, e se realmente o jovem consegue se ver futuramente como um profissional na área. É preciso que este futuro advogado, juiz ou promotor saiba que será um período longo de estudos e de noites mal dormidas.