Dieta detox ajuda a perder até três quilos em dois dias

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Dieta detox ajuda a perder até três quilos em dois dias

Enfim, 2015 começou! Nesta primeira segunda-feira do ano novo, é hora de retomar a rotina e recolocar a alimentação nos eixos. Para quem exagerou na comilança do Natal e do réveillon, fazer uma dieta detox é a melhor opção para emagrecer de forma rápida e sadia. Segundo o nutricionista Flávio Alberto, do Hospital Barra Day, é possível perder até três quilos em dois dias com a desintoxicação.

— A dieta detox é uma faxina no corpo, que age em curto prazo. Ela refaz o organismo, estimulando o funcionamento de órgãos e sistemas e o trabalho de eliminação de toxinas. Essas reformulações trazem benefícios e fazem com que a pessoa emagreça de maneira saudável — explica Flávio Alberto.

Além disso, a desintoxicação cria uma espécie de filtro no intestino, que impede a chegada de toxinas ao fígado. Assim, o órgão não fica sobrecarregado e consegue funcionar bem: consequentemente, as toxinas são dissolvidas em água e, então, eliminadas.

— O recomendado é fazer a dieta por um ou dois dias, ou até mesmo estendê-la por uma semana, conforme orientação de um profissional especializado. Como em qualquer reeducação alimentar, é de extrema importância fazer uma atividade física, que auxilia na aceleração do metabolismo e traz mais disposição para o dia a dia — ensina o nutricionista.

Sucos detox são boas opções para complementar a dieta. Segundo a coordenadora do Curso de Gastronomia do IBMR, Ana Maria Gonçalves, eles são antioxidantes e diuréticos e ajudam a dar sensação de saciedade.

Os ingredientes são duas maçãs, duas folhas de couve (sem o talo), uma cenoura média, um talo de salsão, um talo de aipo, uma colher de sopa cheia de gengibre ralado e 200 mililitros de água com gelo. Basta bater todos os ingredientes e beber em seguida, sem coar.

Gestantes não podem aderir

De acordo com Flávio Alberto, a dieta detox só não é indicada para crianças e adolescentes, pois estão em fase de crescimento, e gestantes, que não podem fazer controle de ingestão calórica. Com exceção desses grupos, qualquer pessoa pode aderir ao regime: além de ajudar a emagrecer, ainda reduz dores de cabeça e enxaquecas causadas pelo excesso de toxinas, promove noites de sono mais tranquilas e dá mais energia para enfrentar o dia. Outros benefícios são diminuição da acne e da celulite e melhora da qualidade da alimentação, através da adoção de hábitos mais saudáveis.

O ideal é que, durante a desintoxicação, se dê preferência a alimentos orgânicos e naturais, como frutas, arroz integral, quinoa, amaranto, aipim, inhame, peixes e carnes brancas. Também é importante beber de seis a oito xícaras de água por dia.

Por outro lado, deve-se evitar leite e derivados, crustáceos, carnes vermelhas, soja, amendoim, manteiga e açúcar. Outros itens a dispensar são embutidos, maionese e molhos prontos, assim como bebidas alcoólicas, café e refrigerantes.

+ Acessados

Veja Também