Dia Mundial do Doador de Sangue lembra importância de doações

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Dia Mundial do Doador de Sangue lembra importância de doações

Esta terça-feira (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue, e, nesta data, a Hemorio, que abastece mais de 180 unidades de saúde veiculadas ao SUS, reforça a importância da doação de sangue no estado do Rio de Janeiro e pede reforço aos doadores: nos últimos meses, a unidade recebe cerca de 150 voluntários por dia, apesar de ter capacidade instalada para cerca de 500 doadores por dia.

A Hemorio ressalta que, com a proximidade dos Jogos Olímpicos, o comparecimento dos voluntários é ainda mais necessário. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que entre 3 e 5% da população de um país seja doadora constante de sangue. No Brasil, este percentual é inferior a 2% e no Rio de Janeiro fica em torno de 1,5%.

Coleta Móvel na Ilha do Governador

Em parceria com a TV Globo, a equipe de coleta móvel de sangue do Hemorio estará na Vila Olímpica da Ilha do Governador, entre 10h e 15h.

Para doar

A Hemorio (Rua Frei Caneca, nº 8, Centro) funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser obtido no site do Hemorio).

Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Para mais informações, o voluntário pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

+ Acessados

Veja Também