Dia do Vinho é celebrado nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul

Gustavo Bottega/Ministério do Turismo

A partir desta sexta-feira (18) até 3 de junho, 255 empreendimentos vão celebrar o Dia do Vinho (comemorado sempre no primeiro domingo de junho) com mais de 350 atividades em 22 cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O evento termina no dia 3 de junho.

A data será comemorada ao longo de duas semanas com degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva elaborados nas regiões produtoras de uva.

Serão montadas ilhas de gastronomia, com exposições históricas, mostras de produtos regionais, apresentações culturais e de artistas locais, além de cursos de degustação, jantares harmonizados, encontros de confrarias, olimpíada de conhecimentos em vinho e até passeio ciclístico pelas paisagens das vinícolas gaúchas.

Essas atrações contribuem, assim, para o desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras com a geração de muitos empregos e de renda. No caso específico do Rio Grande do Sul, por exemplo, mais do que uma atividade econômica, a produção vitivinícola é considerada especial, uma herança italiana e expressão cultural dos gaúchos.

Quem deseja saber se há alguma atividade próxima pode fazer uma busca no site oficial do Dia do Vinho. As atividades disponíveis na programação, segundo o Ministério do Turismo, são importantes para incentivar o consumo de vinhos brasileiros e impulsionar o enoturismo, que amplia a produção de uva e vinho e os negócios nas vinícolas.