Deputado Dr. Leonardo reúne com deficientes para discutir políticas públicas

Redação PH

Redação PH

prédio da almt vai receber iluminação diferenciada em outubro

Deputado Dr. Leonardo reúne com deficientes para discutir políticas públicas

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), o deputado Dr. Leonardo (PSD) recebeu a presidente da Associação Matogrossense de Deficientes (AMDE), Mariley de Jesus e os associados Maria Elizabete e Mário Lucio. Eles discutiram sobre as dificuldades que os Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) vêm enfrentando, em relação ao Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa. Segundo Maria Elizabete – deficiente física –, a unidade não consegue atender o básico das demandas. Ela também reclamou da falta de medicamentos, na Farmácia de Alto Custo.

Dr. Leonardo propôs a realização de uma audiência pública para discutir o assunto. Segundo ele, é necessário que se crie políticas públicas, voltadas à melhoria de vida e também mais acessibilidade aos deficientes. “Sem dúvida, avançamos como uma sociedade inclusiva, contudo, há muito que se fazer. O dia a dia desses guerreiros já é complicado, pois vivemos um país, um estado que não está completamente preparado para eles. É necessário criarmos políticas públicas em benefício dessa população e fazer com que o sistema público funcione de fato, efetivamente para eles. Por isso, vamos propor uma audiência pública para aprofundarmos este assunto tão importante, com o governo do Estado, órgão, entidades e a sociedade de um modo geral”, destacou.

Dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas afirmaram ter algum tipo de deficiência, o que representa 23,9% da população brasileira.

Segundo a presidente, a AMDE possui mais de seis mil associados, sendo uma entidade filantrópica, que sobrevive através de doações. Desde 1983, a Associação conseguiu vários feitos aos PNEs, como a inserção dos deficientes no mercado de trabalho, abrindo as portas e dando outra perspectiva de vida a essas pessoas. A entidade também auxilia seus associados com cursos, reuniões motivacionais, como o projeto Fraternidade Cristã com Deficiência, além de outras ações. Vale destacar que a AMDE é uma entidade voltada as todos os tipos de deficiência.

+ Acessados

Veja Também