Deputado debate ampliação de escolas militares em Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Deputado debate ampliação de escolas militares em Mato Grosso

O deputado estadual Coronel Taborelli (PSC), arquiteta encontro com secretário da Casa Civil, Paulo Taques e o secretário de Educação, Permínio Pinto Filho, nesta última terça-feira (05). Na ocasião, Taborelli, acompanhado do deputado estadual Sebastião Rezende (PSC), apresentou ao secretário da Casa Civil, os resultados da audiência pública que debateu a criação da escola militar na cidade de Rondonópolis.

Após ouvir os parlamentares, Paulo Taques explicou que a proposta será apresentada ao Conselho Estadual de Educação. Segundo o secretário, em um prazo máximo de 60 dias, após ser aprovado pelo conselho e remetido a Casa Civil, um Projeto de Lei será elaborado e encaminhado para apreciação na Assembleia Legislativa.

“Acredito que fechamos esta reunião com o máximo de aproveitamento. O Coronel Taborelli nos apresentou o resultado da audiência pública da cidade de Rondonópolis, uma iniciativa louvável que merece todo o nosso reconhecimento. Acredito que em menos de 60 dias estaremos encaminhando um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, tratando sobre a pauta levantada pelo deputado Taborelli. Estamos todos irmanados a partir de hoje na mesma causa”, disse o secretário da Casa Civil.

De acordo com Taques, tendo uma escola recém-inaugurada até janeiro de 2017, a cidade de Rondonópolis deverá ser a primeira contemplada. “Com muito empenho e dedicação, o deputado Taborelli está articulando a ampliação das escolas militares pelo Estado. Já entramos em um acordo para que a cidade de Várzea Grande seja a próxima a ter uma escola militar instalada no município”.

O secretário de Educação, Permínio Pinto afirmou que a Seduc vai receber a indicação parlamentar do Coronel Taborelli e encaminhar para o Conselho Estadual de Educação, órgão deliberativo que deve decidir sobre a criação de unidades educacionais militares. “Os primeiros passos já foram feitos, os deputados realizaram a audiência pública em Rondonópolis e a maioria absoluta se mostrou favorável a essa ideia. Com aprovação em plenária pelo Conselho Estadual de Educação, inicia então o processo de implantação da ‘escola militarizada’, como chamamos”, explicou o titular da Seduc.

Taborelli ressaltou que a motivação da indicação é porque a disciplina dos colégios militares copia uma parte da disciplina militar e isso tem dado bons resultados em escolas pelo Brasil. “Há um contentamento muito grande por parte dos pais, alunos, mestres e da própria sociedade”, comentou o parlamentar.

Segundo Taborelli, a Assembleia Legislativa deve debater o assunto nos quatro cantos do Estado. Contou que o governador deu apoio e afirmou que caso seja vontade da sociedade, o governo se empenhará na criação de novas unidades, semelhante a Escola Estadual Tiradentes, que fica em Cuiabá.

+ Acessados

Veja Também