Deputado cobra regularização de alvarás de segurança em museus

Deputado cobra regularização de alvarás de segurança em museus
HELDER ALVES BORGES FARIA

Deputado cobra regularização de alvarás de segurança em museus

Preocupado com o fechamento de museus em Mato Grosso e, especialmente, em Cuiabá, o deputado José Domingos Fraga (PSD), encaminhou indicação ao secretário de Cultura de Cuiabá, Francisco Antônio Vuolo, sobre a necessidade da regularização dos alvarás de segurança contra incêndios e pânico nos museus da capital.

De acordo com Domingos, essas autorizações são expedidas pelo Corpo de Bombeiros. Em sua justificativa, o parlamentar aponta que em todo o estado há mais de 100 dias grande parte dos museus está fechada.

Ele aponta ainda que na capital, 11 museus não possuem alvarás de segurança contra incêndio e pânico. “Além da falta de alvarás, muitos não possuem sequer extintores contra incêndios. Isso pode ser motivo de uma tragédia”, disse Domingos.

O parlamentar lembrou do trágico acidente, ocorrido no último dia 2 de setembro, no prédio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro.

“Podemos evitar que uma tragédia como essa aconteça em Mato Grosso. A regularização desta situação é fundamental para preservar a cultura e a vida daqueles que freqüentam e trabalham nos museus”, disse Domingos.

Na justificativa da indicação, o parlamentar elencou os 11 museus de Cuiabá que não possuem alvará de segurança contra incêndio e pânico em Cuiabá: Museu Histórico de Mato Grosso, o Palácio da Instrução, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Pré- História, o Museu do Rio, Museu da Caixa d’agua Velha, A Casa do Artesão, Museu do índio, Museu de Arte e Cultura Popular e o Museu Arsenal de Guerra.

+ Acessados

Veja Também