CPI dos Consignados aprova cronograma de oitivas de representantes de bancos

A primeira CPI investiga desvios de recursos do Fethab e do Fundeb

CPI dos Consignados aprova cronograma de oitivas de representantes de bancos

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura denúncias de irregularidades nos empréstimos consignados concedidos a servidores públicos estaduais aprovou cronograma das oitivas de representantes de instituições bancárias.

Nilo Carvazan, diretor do Banco Daycoval, prestará esclarecimentos aos membros da CPI nesta quarta-feira (04), às 14h. No mesmo dia também serão ouvidos o diretor jurídico do Banco Olé Consignados, Álvaro Alexis Loureiro Junior, e a superintendente comercial, Alberth Moura Esteves de Souza.

Já no dia 8 de agosto, às 14h, falarão à CPI a gerente de operações do Banco BMG, Fabiola Fineli de Azevedo Cambotas, e o superintendente executivo do Banco Panamericano (Atual Banco Pan), Luiz Gonzaga Jayme.

Segundo o presidente da CPI, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), a intenção dos membros da comissão é conhecer o sistema de empréstimos consignados, sua fundamentação legal e operacionalização.

A CPI também vai investigar a fundamentação jurídica dos contratos entre os bancos e o poder público; se as taxas de juros são abusivas; se falta transparência nas condições e demais cláusulas contratuais; a obediência às normas da Febraban; a adequação dos empréstimos à realidade; a contratação do cartão de crédito consignado; e se há oferta realizada de maneira abusiva ou constrangedora, com excesso de ligações e obtenção de dados particulares dos servidores.

Informações e denúncias sobre práticas consideradas abusivas podem ser enviadas no e-mail [email protected].

 

+ Acessados

Veja Também