Contadores reclamam de falha no novo sistema da Receita Federal

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Contadores reclamam de falha no novo sistema da Receita Federal

Os contadores de Mato Grosso estão preocupados com a falha no sistema da Receita Federal que impede alteração e baixa do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O problema, que dificulta a conclusão do Documento Básico de Entrada (DBE) do CNPJ, está prejudicando o trabalho da categoria.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), Silvia Cavalcante, ressalta que muitos empresários estão somando prejuízos porque não conseguem movimentar suas empresas. “Alterações básicas, como comunicar mudança de endereço, é inviabilizado pelo novo sistema da Receita. Sem essas atualizações o empresário não pode trabalhar”, diz.

Segundo ela, os problemas tiveram início há quase duas semanas, quando a Receita Federal anunciou a adequação do DBE. Essa versão requer maior atenção dos contribuintes em relação ao cancelamento de ofício das solicitações em andamento referentes a quadro societário. Para essas solicitações, será preciso efetuar nova coleta de dados.

De acordo com a Receita, houve também as seguintes mudanças: na forma de registro da participação dos sócios, que passa a ser em valor de moeda e não mais em percentual; nas classificações de atividades econômicas (CNAEs) das unidades produtivas, que passam a ter tratamento por estabelecimento; na regra de inscrição do primeiro estabelecimento, que poderá ser como unidade auxiliar; e no deferimento de solicitação do CNPJ feita por órgão de registro, que não irá mais coletar data de evento.

+ Acessados

Veja Também