Consumidor poderá escolher seu fornecedor de energia

Redação PH

Redação PH

consumidor poderá escolher seu fornecedor de energia

Consumidor poderá escolher seu fornecedor de energia

Controlar as emissões de carbono é uma necessidade cada vez mais urgente, aliada a essa proposta, estão os projetos com viabilidade para a produção de energia renovável. Por essa perspectiva, os executivos da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) se reuniram nesta quinta-feira (09) com os deputados integrantes da Comissão de Minas e Energia, da qual o deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT) é titular, para apresentar o Mercado de Energia Livre.

A proposta reconhecida como portabilidade da conta de luz para todos os consumidores se refere, principalmente, à liberdade de escolha de fontes de energia renováveis e de concessionária energética. Além da redução do valor da tarifa com a utilização de energia renovável, a alternativa pretende dar competitividade ao setor.

Foi sugerida no encontro aos parlamentares a importância de estabelecer um prazo de 2015 à 2022 para que todos os consumidores do Brasil possam escolher o fornecedor como ocorre com a telefonia celular.

Atualmente, existem dois mercados de energia no Brasil, o regulado, este que se enquadra nas contas residenciais com tarifa estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o mercado livre, onde os preços são previamente negociados, no entanto, essa modalidade é restrita à grandes empresas consumidoras.

Conforme estimativa do Banco Central, teor na ata da última reunião do Comitê de Política Econômica (Copom), em 12 de março, o preço da energia deve subir 38,3%. Preocupado com o impacto que essa realidade pode causar nos consumidores a Abraceel apresentou a importância em disponibilizar as múltiplas energias renováveis, aquela que vem de recursos naturais, como sol, vento, chuva, entre outras.

Por sua vez, o deputado Ezequiel Fonseca considerou as possibilidades e destacou que o programa é de relevância para a sociedade, pois pretende democratizar o mercado de energia elétrica, dando ao consumidor o poder de escolher o seu fornecedor e até comparar os preços estipulados. Também participou da reunião, o deputado federal Fábio Garcia.

+ Acessados

Veja Também