Confira dicas para não ter problemas com a hospedagem nas férias

É permitido cobrar multa pelo cancelamento da reserva, desde que as condições da cobrança sejam informadas de modo explícito e claro para o cliente no ato da contratação - Foto: Gustavo Messina/Ministério do Turismo

Confira dicas para não ter problemas com a hospedagem nas férias

As férias de fim de ano estão chegando e muita gente aproveita a ocasião para viajar, mas, antes do repouso, é importante ter muito cuidado e planejamento na hora de escolher a hospedagem.

Antes de tomar decisões ou fazer qualquer compra, o consumidor deve ler atentamente as condições de contratação e consultar o fornecedor em caso de dúvidas.

É claro que, mesmo com todo o cuidado e organização, imprevistos podem acontecer, como problemas com a bagagem, com as instalações, quartos e serviços, etc.

O portal Governo do Brasil preparou algumas dicas para te ajudar a lidar com os eventuais problemas que podem surgir quando o assunto é hospedagem.

Lembrando sempre que, se nada der certo, o viajante sempre pode recorrer aos órgãos e autoridades locais de defesa do consumidor, em qualquer região do País. Saiba mais:

Bagagem

Os hotéis, pousadas e outros estabelecimentos de hospedagem são responsáveis por eventuais danos ou extravio das bagagens dos clientes. A dica é, no ato de entrega das malas e bolsas, solicitar comprovantes para exigir que o estabelecimento arque com qualquer prejuízo.

Cancelamento de reserva

Muitos estabelecimentos cobram multa por reservas canceladas. A prática é permitida, desde que as condições da cobrança sejam informadas de modo explícito e claro para o cliente no ato do contrato.

Para evitar problemas, leia com cuidado as condições do serviço e, caso precise cancelar a reserva, faça isso com a maior antecedência possível.

Overbooking e acomodações inadequadas

Se, ao comparecer ao estabelecimento no qual fez a reserva, você for informado de que não há vagas ou o quarto reservado não está disponível, há duas opções.

A primeira é exigir outro serviço equivalente ou superior ao contratado; a segunda, cancelar a reserva sem pagar multas e com direito a reembolso. O mesmo vale para a situação de a acomodação e os serviços oferecidos não corresponderem aos ofertados.

Onde buscar ajuda

Caso tenha algum problema com o serviço de hospedagem, siga todas essas dicas e, se mesmo assim não conseguir resolver seu problema, procure os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, como as secretarias de turismo dos estados, os Procons, as defensorias públicas, delegacias de defesa do consumidor e os juizados especiais.

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