Concessão de aeroportos vai promover o desenvolvimento de Mato Grosso, afirma senador

Senador e pré-candidato ao governo afirma que os pequenos comerciantes e agricultores

Concessão de aeroportos vai promover o desenvolvimento de Mato Grosso, afirma senador

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) afirmou que a concessão de cinco aeroportos de Mato Grosso à iniciativa privada vai promover o desenvolvimento do Estado. A audiência pública para tratar sobre o tema acontece nesta terça-feira (19), a partir das 14h, no hotel Hits Pantanal, em Várzea Grande.

De acordo com Wellington Fagundes, uma das importantes conquistas para Mato Grosso foi a inclusão dos aeroportos regionais de Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta no processo de concessão.

“Esse é um processo que a gente já vem trabalhando há mais de dois anos. Essa possibilidade [de concessão] começou com o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, mas depois, analisando com os técnicos, foi possível a inclusão dos aeroportos do interior, que também possuem viabilidade e são fundamental para a interligação do Estado”, explicou em entrevista à Rádio Centro América, nesta segunda-feira.

Wellington foi relator da Avaliação de Política Pública, feita pelo Senado Federal, sobre o Plano Nacional de Aviação Regional do Governo Federal.

“É importante que neste processo, a concessionária faça o trabalho de promover a interligação do Estado, ou seja, criar política pública para a aviação regional ter eficiência. É importante neste sentido a participação do Governo do Estado, das prefeituras”, argumentou.

A previsão é que os aeroportos sejam leiloados ainda neste ano e recebam aproximadamente R$ 800 milhões em investimentos.

“A empresa que quiser ter a concessão do aeroporto Marechal Rondon, também terá que promover investimento nos aeroportos do interior. É importante a participação da população e das entidades nesta audiência pública, pois será explicado como será todo o processo de licitação e a comunidade pode dar sugestões”.

A audiência pública será promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e deverá inclusive contar com a participação do secretário nacional da Aviação Civil, Dario Rais Lopes.

Na semana passada, o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, apresentou à bancada federal, o planejamento definitivo para o bloco de concessões. De acordo com o ministro, o próximo passo é de o Ministério fazer envio do edital de licitação ao Tribunal de Contas da União

+ Acessados

Veja Também