Conab divulga lista de produtos contemplados pelo PGPAF em janeiro

Conab divulga lista de produtos contemplados pelo PGPAF em janeiro
Tomaz Silva/Agência Brasil

Os agricultores que possuem financiamento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) devem ficar atentos.

Já está disponível a lista com o bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Neste mês, serão contemplados 14 produtos em diferentes estados brasileiros e valem a partir de 10 de janeiro até 9 de fevereiro, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU), na Portaria Nº 2, de 9 de janeiro de 2019.

O produto com maior desconto é o feijão caupi cultivado em Tocantins, com bônus de 68,24%, seguido do grão produzido em Mato Grosso (67,45%), a manga no Rio de Janeiro (55,36%) e a banana em Pernambuco (55,20%).

Além destes três produtos, têm direito a descontos: abacaxi, açaí (fruto), amêndoa de babaçu, borracha natural cultivada, batata, amêndoa de cacau, cana-de-açúcar, mel, raiz de mandioca, sorgo e trigo.

O benefício é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF fica abaixo do preço de garantia, cujo principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela própria Companhia.

Esta é uma das ferramentas de execução do Pronaf que tem como objetivo financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.

Para saber o detalhamento completo da lista, com os percentuais e estados de cada produto contemplado, é só clicar aqui.