Como Consultar o Renavam pela placa

como consultar o renavam pela placa

Para fazer a consulta do RENAVAM pela placa do veículo é muito simples, bastando entrar no site do DETRAN referente a seu estado e entrar com as informações requeridas no formulário da própria página, em todo caso é preciso lembrar que somente o proprietário possui tais informações já que estas são restritas ao proprietário do veículo e ao DETRAN.

Através da consulta RENAVAM pela placa, o usuário pode conseguir informações sobre o proprietário do veículo, dessa forma é possível ter os dados como CPF, RG, endereço, telefone e outras.

Consulta RENAVAM pela placa

Para fazer a consulta do RENAVAM utilizando somente a placa do veículo é necessário que o usuário entre no site do DETRAN do seu estado, em seguida digite a placa e as letras da imagem embaixo e clique em Consultar.

Com essas informações em mãos, o proprietário do veículo pode entre outras informações, também fazer uma pesquisa para consulta de multas.

No caso para quem mora no estado de São Paulo, por exemplo, e for utilizar o site do  DETRAN SP, deve realizar um rápido cadastro para ter acesso às multas referente ao veículo.

Após realizar sua consulta RENAVAM pela placa, você poderá também realizar a emissão das taxas para pagamento, como o IPVA, licenciamento eDPVAT.

Caso não existam multas, irão aparecer “Nada Consta” assim não será possível obter o número do RENAVAM, entretanto, caso exista, na tela Dados de Infração, irá aparecer o RENAVAM.

Sites do DETRAN Região Norte

Acre – http://www.detran.ac.gov.br
Amazonas – http://www.detran.am.gov.br
Roraíma – http://www.detran.rr.gov.br
Rondônia – http://www.detran.ro.gov.br
Amapá – http://www.detran.ap.gov.br
Pará – http://www.detran.pa.gov.br
Tocantins – http://www.detran.to.gov.br

Sites do DETRAN Região Nordeste

Maranhão – http://www.detran.ma.gov.br
Piauí – http://www.detran.pi.gov.br
Ceará – http://www.detran.ce.gov.br
Rio Grande do Norte – http://www.detran.rn.gov.br
Paraíba – http://www.detran.pb.gov.br
Pernambuco – http://www.detran.pe.gov.br
Alagoas – http://www.detran.al.gov.br
Sergipe – http://www.detran.se.gov.br
Bahia – http://www.detran.ba.gov.br

Sites do DETRAN Região Centro-Oeste

Mato Grosso – http://www.detran.mt.gov.br
Mato Grosso do Sul – http://www.detran.ms.gov.br
Goiás – http://www.detran.go.gov.br
Brasília (Distrito Federal) – http://www.detran.df.gov.br

Sites do DETRAN Região Sudeste

Minas Gerais – http://www.detran.mg.gov.br
São Paulo – http://www.detran.sp.gov.br
Rio de Janeiro – http://www.detran.rj.gov.br
Espírito Santo – http://www.detran.es.gov.br

Sites do DETRAN Região Sul

Paraná – http://www.detran.pr.gov.br
Santa Catarina – http://www.detran.sc.gov.br
Rio Grande do Sul – http://www.detran.rs.gov.br

Somente o proprietário do veículo e o DETRAN possuem acesso a estas informações, sendo assim, para saber o número do RENAVAM basta consultar o seu documento.

O que é RENAVAM?

RENAVAM é uma sigla para “Registro Nacional de Veículos Automotores”, ele é composto por um código onde cada veículo possui uma única combinação, sendo assim, não existe em nenhum outro lugar do país uma pessoa com a mesma combinação que a outra.

Com esse código em mãos podemos consultar praticamente todas informações de um veículo, comoconsulta de multas pelo detran, histório de licenciamento, consulta IPVA, DPVAT, emplacamento, mudanças de proprietário, características físicas do veículo e muitas outras detalhadas.

É basicamente como se fosse o RG, CPF, certidão de nascimento, casamento e óbito, tudo em um mesmo documento.

E como já foi dito anteriormente nesse mesmo artigo, para descobrir o RENAVAM, podemos utilizar apenas as letras e números da placa do carro e buscar diretamente através do site do DETRAN ou DENATRAN referente ao estado em que o veículo está registrado.

Caso você deseje encontrar o número do RENAVAM de seu próprio veículo, não há necessidade de fazer a consulta RENAVAM pelo site do DETRAN, você pode achar diretamente no documento de seu veículo.

O número do RENAVAM está localizado no canto superior esquerdo do veículo (CRLV).