Comissão que discute as divisas territoriais do Estado realizará 2ª Audiência Pública

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Comissão que discute as divisas territoriais do Estado realizará 2ª Audiência Pública

Na próxima segunda-feira (11), a Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades realizará a 2ª audiência pública com os representantes dos municípios que formam o 2º bloco de trabalho, com a equipe técnica do Projeto de Atualização das Divisas Intermunicipais do Estado e convidados. A audiência acontecerá no auditório Licínio Monteiro da AL/MT, às 14 horas, e tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados pela comissão e projetar as novas etapas de trabalho.

A equipe do Projeto de Atualização das Divisas do Estado, formada pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Núcleo Ambiental da AL/MT, deverá no primeiro momento, expor os resultados das últimas etapas executadas e depois apontar as novas propostas de resolução das inconsistências territoriais diagnosticadas, o que decidirá os novos delineamentos da Comissão. Os prefeitos de cada um dos 16 municípios que compõem o 2º bloco de trabalho terão 3 minutos para se manifestarem.

Segundo o presidente da Comissão deputado Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, a audiência se faz necessária visto que o estado sofre dificuldades administrativas. “Este estudo foi realizado em muitos municípios onde os limites territoriais não são claramente definidos. Essa audiência é para podermos tornar público os resultados encontrados até o momento, ampliar essa discussão e decidir a melhor forma para se trabalhar”, afirma presidente.

A comissão também convidou representantes do Poder Executivo, Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre outros órgãos.

Os municípios que compõem o 2º bloco são: Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste. Já os municípios limítrofes são: Diamantino, Cáceres, Barra do Bugres, Alto Paraguai, Paranatinga, Primavera do Leste, Campo Verde, Nova Mutum, Porto Estrela e Santa Rita do Trivelato.

De acordo com a consultora do Núcleo Ambiental da AL/MT, Lucilene dos Santos, a Audiência Pública é importante para apresentação do trabalho e dos resultados do 2º Bloco. “Na audiência será apresentada a metodologia que foi utilizada e também terá um momento de diálogo com os municípios envolvidos, podendo os mesmo se retratar quanto ao resultado do processo, garantindo sempre o direito ao contraditório, no prazo de 15 dias úteis”, explicou a consultora.

+ Acessados

Veja Também