Com destaque na defesa, Luverdense faz campanha regular na Série B

Redação PH

Redação PH

Com destaque na defesa, Luverdense faz campanha regular na Série B

Com uma das melhores defesas, o Luverdense melhorou uma posição na comparação com o ano passado, ao fim das 38 rodadas da Série B do Brasileiro. Na 10ª posição, com 54 pontos – 15 vitórias, 9 empates e 14 derrotas -, a mesma quantidade somada pelo CRB, mas nos critérios de desempate o clube mato-grossense conseguiu garantir participação na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro sub-20, em 2016. O Verdão do Norte teve também um dos artilheiros da competição, o atacante Tozin marcou 13 gols.

O time marcou 46 gols, uma média de 1,2 gol por partida na Série B. Desses gols, 24 tiveram início pelo lado direito do campo de ataque do Alviverde, que representa 52% dos gols marcados pelo time. Contra apenas 12 pelo lado esquerdo. Outro dado importante do ataque é o número de gols de chute de fora da área, durante todo o campeonato foram apenas cinco gols.

Na defesa, a equipe mato-grossense se destacou e foi a terceira menos vazada na segunda divisão nacional com 40 gols sofridos – mesmos números de Vitória e Paysandu. Apenas Botafogo, 30 gols, e América-MG, 39 gols, tiveram números melhores. O lado mais frágil foi o esquerdo, pois 19 gols começaram por lá, o que representou cerca de 47%. Pelo lado direito foram 13 gols.Um dado alarmante foram os 11 gols sofridos de bola parada (escanteios, faltas ou pênaltis), que representou 27% do total de vezes que o goleiro do time buscou a bola no fundo da rede.

Poder ofensivo

O artilheiro do time foi o Tozin, que marcou 13 gols. Ele foi também o quarto maior goleador da Série B. Na vice-liderança da artilharia do Verdão do Norte, o meia atacante Diego Rosa aparece com 10 gols. Ambos também deram quatro assistências e foram os líderes nesse quesito, mas nesta lista de deixar o companheiro em condições de marcar o gol, o meia Alípio se iguala à eles. Lucas Fernandes vem atrás com três assistências.

Curiosidade

O time de Lucas do Rio Verde protagonizou acessos de dois grandes clubes do futebol brasileiro nesta Série B. O Botafogo na 35ª rodada venceu o LEC por 1 a 0, no Estádio Passo das Emas e garantiu a vaga na elite. Duas rodadas depois, o Vitória recebeu o Verdão do Norte na Arena Fonte Nova e fez 3 a 0, o que deu ao time baiano a vaga para a Série A em 2016.

+ Acessados

Veja Também