Com aval do MEC projeto da Universidade Federal de Rondonópolis avança

Redação PH

Redação PH

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Com aval do MEC projeto da Universidade Federal de Rondonópolis avança

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, garantiu nesta quinta-feira (19), aos senadores de Mato Grosso, que o MEC deu parecer favorável no processo para a autonomia do campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Rondonópolis – que receberá o nome de Universidade Federal do Cerrado (UFCer). Agora, a medida será encaminhada à presidente Dilma Rousseff para decisão final.

No início deste mês, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias já havia afirmado à reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder e ao pró-reitor do Campus de Rondonópolis, Javert Melo, que a criação da UFCer deve acontecer até o final do ano, dentro do processo de expansão universitária, previsto no Plano Nacional de Educação (PNE).

“No pacote de expansão teremos quatro novas universidades e a de Rondonópolis será a primeira delas. O projeto está pronto e o parecer é favorável” – avalizou Mercadante.

Ao enaltecer a mobilização ampla – principalmente por parte de acadêmicos, docentes e dirigentes da UFMT, além de toda a classe política, o senador Wellington Fagundes (PR/MT) explicou que agora o trabalho está a cargo da presidente da República. “Estamos todos empenhados! Iremos nos reunir com a presidenta Dilma para que ela encaminhe um Projeto de Lei ou Medida Provisória ao Legislativo e aí sim, de fato, conseguiremos a tão sonhada UFCer” – disse. Wellington é vice-líder do Governo no Senado.

Blairo Maggi e José Medeiros destacaram também o trabalho de toda a bancada de Mato Grosso e foram unânimes em dizer que “este foi um grande passo dado, e o ponto mais próximo que se chegou à criação desta universidade em Rondonópolis”.

ESTRUTURA – Criado em 1976, o Campus de Rondonópolis, que se transformará em Universidade Federal do Cerrado, conta com seis blocos de salas de aula e laboratórios (A, B e C), o prédio da biblioteca, o anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; o prédio do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o prédio do laboratório de Climatologia, o Centro Meteorológico e construções menores, que abrigam a Prefeitura do Campus, Almoxarifado, Centros Acadêmicos, dentre outros.

O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, e Administração (modalidade EAD). Além disso, há três cursos de mestrado e um de doutorado. Ao todo, o campus atende 300 professores e mais de 5 mil alunos.

+ Acessados

Veja Também