Coder convoca jardineiros de Rondonópolis para cadastro junto à empresa

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Coder convoca jardineiros de Rondonópolis para cadastro junto à empresa

A Coder, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis, está convocando todos os jardineiros da cidade para um cadastramento junto à Empresa. A convocação se deve ao fato de haver uma nova metodologia de trabalho e recebimento dos entulhos formados por galhos e árvores nos eco pontos; e ainda por haver um o emprego de um triturador – equipamento destinado à picotagem dos detritos.

A Coder vai utilizar um triturador de galhos nos trabalhos de coleta de lixo depositados nos eco pontos da cidade. Com esse equipamento, a Coder vai minimizar a demanda excedente e diminuir a quantidade de viagens dadas pelos caminhões que fazem o transporte do lixo dos eco pontos. Essas informações foram prestadas pelo Diretor de Urbanismo da Coder, Oderly Xaxim ao convocar os jardineiros para o cadastramento. "Com esse triturador, vamos diminuir sensivelmente a quantidade de lixo acumulado nos eco pontos, pois a maioria está abarrotada devido aos galhos que apresentam grande volume e ocupam extensas áreas. Mas a partir de agora, isso vai se resolver, já que temos menos entulhos e esperamos combater a prática de incêndios nesses locais", explicou.

E o Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Bohrer, explicou que o triturador foi comprado com recursos da Semma e entregue à Coder em regime de comodato. Ele declarou que o material a ser picotado será somente o orgânico (galhos de árvores) e que por isso será submetido à compostagem (técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais). Uma vez transformado em adubo, será utilizado pelo Departamento de Urbanismo da Coder para enriquecer o solo destinado à jardinagem pública. E, ainda nas hortas comunitárias, nos projetos verdes nas escolas e poderá se destinar ainda à agricultura familiar. "Até hoje se descartou um material importante para se fabricar adubo. Agora, com o triturador vamos dar novos destinos ao material orgânico, afinal vivemos um momento quando é necessário se desenvolver métodos eficientes com objetivo de preservar o meio ambiente", declarou Copetti.

Quanto ao cadastramento, os jardineiros devem se dirigir à Coder – Rua Paulino Oliveira, 1411 – Cascalhinho ou telefonar no número 3439-3419. "Esse cadastro se faz necessário para termos um controle da quantidade e da identificação dos jardineiros e dos transportadores de material orgânico para os eco pontos", finalizou Oderly Xaxim.

+ Acessados

Veja Também