Cirurgiões-dentistas são aptos a aplicar Botox

Redação PH

Redação PH

ministério da saúde convoca o cidadão para que no novo ano o combate ao mosquito faça parte da rotina

Cirurgiões-dentistas são aptos a aplicar Botox

A aplicação de toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox) está no rol das atribuições do cirurgião-dentista desde 2011, quando o Conselho Federal de Odontologia (CFO) aprovou a resolução que permitia seu uso para fins terapêuticos.

Desde então, muito se avançou acerca do tema e, neste mês, o Plenário do CFO aprovou por unanimidade a aplicação do botox, por cirurgiões-dentistas, com fins terapêuticos funcionais e/ou estéticos na área anatômica de atuação do profissional da Odontologia.

A partir da publicação desta resolução, aprovada em 1º de setembro, na imprensa oficial, a aplicação de Botox, tanto para fins estéticos, como para tratamento, desde que na região da face, poderá ser feita nos consultórios odontológicos.

“Por possuir conhecimento sobre as estruturas da cabeça e pescoço, o cirurgião-dentista pode realizar procedimentos na face e na cavidade oral de forma segura com a aplicação da toxina botulínica – desde que possua qualificação e conhecimento sobre sua utilização", explica o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Luiz Evaristo Ricci Volpato.

Até então, a aplicação de toxina botulínica pode ser realizada pelos cirurgiões-dentistas, desde que seja para fins terapêuticos funcionais. O uso do Botox pode auxiliar no tratamento de bruxismo, hipertrofia do masseter, disfunções da ATM, sialorreia (excesso de salivação) e em implantes de carga imediata.

+ Acessados

Veja Também