Ciopaer inaugura novo hangar e terá mais duas aeronaves nas ações policiais

O Centro Integrado de Operações Integradas (Ciopaer) inaugura novo hangar no dia 30 de maio, às 9 horas, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O novo espaço tem uma área maior para manobra das aeronaves, estacionamento, armazenamento de materiais e treinamento das equipes operacionais e são cerca de 4 mil metros quadrados.

O Governo de Mato Grosso não terá custo com aluguel, pois foi firmado Termo de Cooperação com a Infraero, que disponibilizou o espaço para o Ciopaer. Para a reforma do hangar foram investidos cerca de R$ 70 mil, além de recursos de parcerias público privada.

Depois da inauguração, o Ciopaer passará a contar com dois hangares – Várzea Grande e Sorriso – e seis aeronaves. Além das quatro aeronaves, passam a entrar no patrimônio o bimotor modelo Seneca III EMB 810D, que pertencia ao ex-governador Silval Barbosa, além de um monomotor apreendido junto com a Polícia Federal em uma operação que começou em MT e terminou no Pará, na qual o Ciopaer passou a ser fiel depositário. Ambas aeronaves têm capacidade para 6 pessoas, quatro passageiros e dois pilotos.

Ciopaer

As atividades do Ciopaer foram regulamentas pelo Governo do Estado em 17 de novembro de 2006, com o objetivo de centralizar em um único órgão o controle, operação e manutenção de aeronaves rotativas e de asas fixas empenhadas em atividades policiais.

Atualmente possui o efetivo de cerca de 90 profissionais das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros que atuam em funções como piloto, tripulante, mecânicos e serviço administrativo. Houve ingresso de 32 novos profissionais, após o investimento no curso para tripulantes em 2015, além de pilotos, equipamentos e reforço nos recursos para as operações.