Cientistas de Harvard afirmam ter criado bateria que pode durar mais de uma década

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Cientistas de Harvard afirmam ter criado bateria que pode durar mais de uma década

Um grupo de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, afirmou ter criado uma bateria que pode durar mais de uma década sem nunca precisar ser carregada.

Segundo os pesquisadores da escola de engenharia da universidade, a nova bateria guarda a energia em uma solução líquida, que permite que ela guarde essa carga por mais de dez anos. Nos testes, ela perdeu apenas 1% da energia acumulada após 1.000 ciclos. Para noções de comparação, uma bateria de lítio comum, como as usadas pela maioria dos smartphones, dura cerca de 1.000 ciclos. Um ciclo é processo completo de carga e descarga. "Se você conseguir chegar perto desses números, você vai mudar o mundo", afirmou o doutor Michael Aziz, professor do departamento de energia da universidade.

Para fazer o projeto, os pesquisadores usaram uma solução líquida chamada de ferroceno. Ao dissolver essas moléculas nos eletrólitos, a bateria fica estável, à prova de água e é mais resistente aos efeitos de degradação.O ferroceno é um composto organometálico e foi descoberto acidentalmente em 1951 pelos cientistas Pauson e Kealy, da Universidade de Duquesne.

Apesar de todo o desenvolvimento, não existe uma data para o produto chegar ao mercado. Seus desenvolvedores não sabem nem se ela vai ser vendida: "Esse trabalho com substâncias líquidas e orgânicas é de muita importância em apontar o caminho para baterias com um ciclo de vida maior e um custo menor", afirmou Imre Gyuk, diretor do Departamento de Energia Armazenável do Departamento de Energia dos EUA.

+ Acessados

Veja Também