Chapecoense comemora 45 anos nesta quinta

Sirli Freitas

A Associação Chapecoense de Futebol, um dos clubes mais amados do país e do mundo após a tragédia que tirou 71 vidas em 2016, completa 45 anos de história nesta quinta-feira (10). A Chapecoense-SC nasceu da união de jovens amantes do futebol que decidiram criar uma equipe profissional na região Oeste de Santa Catarina.

Em 2009, a equipe disputou a Copa do Brasil, competição que lhe garantiu acesso à Série D do Campeonato Brasileiro. No mesmo ano garantiu, também, sua participação na Série C em 2010. Dois anos depois, mais um passo da ascensão: ao chegar na semifinal da competição conquistou o direito de disputar a Série B no ano seguinte.

Neste período, por fim, também aconteceu o maior feito do clube até então: o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro – lugar de onde nunca mais saiu. Estava traçado o caminho da Chapecoense na elite do futebol brasileiro.

O primeiro título do Verdão veio quatro anos após a sua fundação: o Campeonato Catarinense, título que a equipe viria a conquistar mais cinco vezes depois (1996, 2007, 2011, 2016 e 2017). Além disso, já levantou o troféu da Copa Santa Catarina (2006) e da Taça Santa Catarina (1979 e 2014). No cenário internacional, o clube foi declarado campeão da Copa Sul-Americana em 2016.

A Confederação Brasileira de Futebol deseja muito sucesso e glórias ao clube. Feliz aniversário, Chapecoense!