Carros com acesso sem chave da VW podem ser hackeados, diz estudo

Redação PH

Redação PH

ford focus rs é eleito carro do ano 2017 e conquista prêmio de melhor motor nos eua

Carros com acesso sem chave da VW podem ser hackeados, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Birmingnham, na Inglaterra, descobriram que cerca de 100 milhões de veículos do grupo Volkswagen podem apresentar vulnerabilidade no sistema de acesso sem a necessidade de chave (presencial).
De acordo com a revista Wired, o grupo de estudos de Flavio Garcia descobriu que é possível destrancar veículos equipados com abertura presencial utilizando um simples controle remoto, que custa por volta de US$ 40, ou o equivalente a R$ 125,2, na cotação da última quarta-feira.
Para isso, basta que o hacker fique próximo ao dono no momento em que ele abre o veículo. Então, o controle remoto atua como receptor, gravando o sinal emitido pela chave original.
Segundo a pesquisa, veículos das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat produzidos desde 1995 podem apresentar esta falha na segurança. A agência de notícias Reuters afirma que carros novos equipados com a plataforma MQB, como o Golf, já possuem um sistema mais avançado de acesso remoto, e por isso, não estão vulneráveis.
Precedente
Em março, a associação alemã de automóveis (Adac) já havia divulgado um estudo que mostra vulnerabilidade maior em carros equipados com sistema de chave presencial.
O órgão realizou testes com 24 modelos de carros equipados com o sistema, chamado também de "keyless" (em inglês), e eles puderam ser abertos e ligados facilmente com uso de equipamentos simples de rádio.
A associação alemã advertiu as montadoras a resolverem o problema e pediu para os proprietários serem mais cuidadosos com a chave. O FBI também alertou para riscos de ataques de hackers em carros.
Caso Jeep
Em julho de 2015, a FCA, responsável pelas marcas Fiat, Chrysler, Jeep e Dodge, fez recall de 1,4 milhão de veículos nos Estados Unidos para instalação de software depois que outra reportagem da Wired levantou dúvidas sobre a possibilidade dos sistemas dos carros serem invadidos. O recall marcou a primeira ação do tipo na indústria automotiva.
Fiat Chrysler fz recall de mais de um milhão de veículos por falha em software (Foto: Joe Raedle/Getty Images North America/AFP)

+ Acessados

Veja Também