Campanha Julho Verde chama a população para o diagnóstico precoce

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Campanha Julho Verde chama a população para o diagnóstico precoce

O Julho Verde se aproxima e pelo segundo ano consecutivo a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor) convida a população do município e região para participar da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. O 2º Julho Verde será realizado no dia 16 de julho, das 7 às 11h, no Centro Especializado de Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas, próximo ao PA Municipal.

O coordenador da campanha e médico cirurgião de cabeça e pescoço, Carlos Henrique Pereira Fortes, explica que, assim como no ano passado, as senhas para atendimento serão distribuídas das 7 às 8h. A população passará por consultas com médicos especialistas que atuam na ala oncológica mantida pela Apor, relacionadas a possíveis lesões na boca e problemas na laringe, com o auxílio de equipamentos específicos. Pessoas que apresentarem suspeita de câncer serão encaminhadas para a realização de biópsia nos dias seguintes.

Quem deve comparecer- O público-alvo da campanha são homens e mulheres a partir de 50 anos de idade, tabagistas e elitistas (que consomem álcool com frequência), com a presença de sintomas como feridas e/ou aftas na boca, rouquidão persistente e antecedentes familiares com câncer bucal e/ou câncer na laringe. O médico destaca que o câncer mais frequente nas regiões da cabeça e do pescoço em homens é o de boca, laringe e faringe, sendo o de boca o quarto mais comum no sexo masculino. “O combate ao uso de cigarros e bebidas alcoólicas é a principal forma de prevenção, pois são os fatores de risco mais importantes no surgimento da doença”, frisa.

Números– Em 2015, o mutirão do Julho Verde atendeu 243 pessoas, sendo 100 homens e 143 mulheres que foram ao Ceadas para cuidar da saúde. Dos homens e mulheres atendidos 73 eram tabagistas e 64 apresentaram queixas como feridas na boca, caroço no pescoço ou rouquidão. Os médicos realizaram 33 exames de laringoscopia e oito pacientes foram encaminhados para fazer biópsia nos dias seguintes.

O 2º Julho Verde é uma realização da Apor, com apoio da Prefeitura Municipal, através do Ceadas e da equipe da Secretaria de Saúde; Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que instituiu a campanha nacional; e patrocínio da Titaniun Implantes para a divulgação. O dia 27 de julho é o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.

+ Acessados

Veja Também