Campanha contra gripe já vacinou 38% do grupo prioritário em MT

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Campanha contra gripe já vacinou 38% do grupo prioritário em MT

A campanha contra o vírus influenza já vacinou 271.772 pessoas em Mato Grosso, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O dado representa 38,9% da meta estabelecida no grupo prioritário. A campanha começou no dia 30 de abril, vai até o dia 20 de maio e tem a meta de vacinar 698,2 mil pessoas (80% do público-alvo).

Segundo a SES, entre os grupos prioritários já foram vacinados idosos com 60 anos ou mais (41,26%), crianças menores de 5 anos (39,61%), gestantes (30,70%), puérperas (41,54), trabalhadores de saúde (53,30%) e povos indígenas (0,98%). Ainda foram imunizadas pessoas com comorbidades (47,40%) e funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade (18,78%).

A campanha de vacinação contra a influenza tem o objetivo de reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelos vírus, nos grupos prioritários. A vacina está disponível gratuitamente, nos postos de saúde, e protege contra os três subtipos do vírus e protege contra os tipos de vírus A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que são os de maior importância epidemiológica.

Durante o período da campanha devem ser imunizadas crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, indígenas e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de ter complicações graves em decorrência da influenza. Além disso, também fazem parte do público-alvo profissionais da saúde, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Distribuição de vacinas

As vacinas contra o vírus da influenza (H1N1) estão sendo distribuídas para as unidades da rede pública de saúde do estado, conforme o recebimento do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso recebeu 509.951 mil doses da vacina, distribuídas aos 141 municípios.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que deve receber, nos próximos dias, 30% do total das 698.212 mil doses previstas para o estado, referente ao último lote da vacina.

+ Acessados

Veja Também