Câmara municipal e ACIR devem discutir os problemas de Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Câmara municipal e ACIR devem discutir os problemas de Rondonópolis

Horas antes de começar a tradicional reunião da Ordem do Dia nesta terça-feira (02) na Câmara Municipal, os vereadores receberam a diretoria executiva da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR). A convite do Legislativo, a entidade confirmou interesse em participar das discussões dos projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria, do comércio e do município como um todo.

A representatividade da instituição e o respeito da sociedade, conquistados durante os quase 60 anos de existência fizeram com que a ACIR ganhasse espaço nas discussões que envolvam o crescimento da cidade. Os vereadores, na ocasião liderados por Olímpio Alvis, ouviram diversas solicitações levadas pelos representantes da classe empresarial, como melhorias e sincronização do sistema semafórico, manilhamento do bueiro paralelo à MT-270 e implantação de uma ciclovia no local, construção de drenagem e novo pavimento nos distritos industriais e outros problemas pontuais como padronização de calçadas e fachadas.

Apesar das discussões sobre o que precisa de maior atenção do poder público municipal, foi consenso entre os diretores da ACIR e os vereadores, a necessidade de que seja votado e implantado o Plano Diretor de Rondonópolis. O documento, que precisa ser atualizado a cada dez anos, está parado na versão elaborada em 1994. Alguns vereadores comentaram que, a cada necessidade que surge, eles votam pela liberação ou não da proposta, como foi citada a questão da construção de prédios altos em bairros residenciais.

“O município precisa ter um direcionamento, especialmente sobre a expansão e a ocupação de áreas para residências, estabelecimentos comerciais, fábricas e indústrias. Sem essas diretrizes a cidade cresce desordenada e gera gastos para atender demandas individuais”, comentou o presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira, sem esquecer que o foco da Associação continua sendo o fortalecimento e a defesa dos interesses da classe empresarial.

A versão atualizada do Plano Diretor começou a ser elaborada, porém, conforme explicou o procurador geral do município, Fabrício Correa, a América Latina Logística (ALL) se comprometeu a fazer o projeto como compensação e contribuição social por conta da construção do terminal ferroviário e porto seco, mas o projeto foi bloqueado pela justiça por conta de exigências de exames detalhados. A ACIR vai pedir uma cópia do projeto que está sendo elaborado e deve acompanhar o andamento até a votação.

Durante a reunião foi lembrado que a própria Associação Comercial deu início a um projeto que planejasse Rondonópolis nos próximos 40 anos. A intenção era que essa ideia andasse junto do Plano Diretor e que a cada gestor público eleito seguisse as diretrizes do Plano.

A parceria com a ACIR foi ressalta pela maioria dos vereadores presentes na reunião que acreditam que os representantes da classe podem contribuir muito na luta por algumas questões e os diretores da entidade também disseram que o poder legislativo pode auxiliar nas questões do município.

Com a confirmação da parceria selada, os representantes do legislativo levaram as demandas e projetos para o conhecimento do prefeito municipal.

+ Acessados

Veja Também