Brasileiros formados no exterior reforçam Mais Médicos em 800 municípios

Redação PH

Redação PH

CFM lança código de ética para estudantes de medicina

Brasileiros formados no exterior reforçam Mais Médicos em 800 municípios

O programa Mais Médicos passou a contar, a partir desta semana, com cerca de 1.400 novos médicos brasileiros formados no exterior. Com esse reforço, somando também aqueles com diplomas do País, já são 8.316 brasileiros no programa, o que representa 45,6% do total.

O Ministério da Saúde pretende ampliar a participação nacional, possibilitando que a iniciativa seja mais independente. O número de médicos brasileiros participantes do Programa Mais Médicos aumentou 44% em menos de um ano.

São Paulo é o estado que recebe o maior número de profissionais. Serão 340 novos médicos. Na sequência dos destinos com maiores quantidades vêm Rio Grande do Sul (151), Paraná (139), Minas Gerais (129) e Bahia (117). A estimativa do Ministério da Saúde é de que cerca de 4,8 milhões de pessoas possam ser atendidas em 800 municípios pelo Brasil.

A meta do Ministério da Saúde é ampliar o processo de substituição, reduzindo o número de profissionais de outros países de 11,4 mil para 7,4 mil até 2019.

Em cidades com até 10 mil habitantes, o Mais Médicos fornece quase metade dos profissionais. Em 1.100 municípios, a atenção básica é feita exclusivamente por contratados pelo programa.

Preparo

Os novos médicos passaram, durante o mês de setembro, pelo módulo de acolhimento. Houve oficinas educacionais sobre temas diversos, como legislação referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos de atendimento, língua portuguesa e código de ética médica.

Ao final, foi aplicada uma avaliação de conhecimento, indispensável para a aprovação do profissional participante.

+ Acessados

Veja Também