Brasil tem 1.687 casos confirmados de microcefalia, diz ministério

Redação PH

Redação PH

ministério da saúde convoca o cidadão para que no novo ano o combate ao mosquito faça parte da rotina

Brasil tem 1.687 casos confirmados de microcefalia, diz ministério

O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil chegou a 1.687. Ao todo, foram 8.451 notificações desde o início das investigações, em 22 de outubro de 2015, até 9 de julho deste ano, com 102 mortes.

Segundo o Ministério da Saúde, 3.622 casos foram descartados e outros 3.142 casos ainda estão em investigação.
Os dados são do boletim divulgado nesta quarta-feira (13). Dos casos confirmados de microcefalia, 266 tiveram teste positivo para o vírus da zika.

Desde a divulgação do último boletim, foram 286 novas notificações de microcefalia, 49 casos confirmados e 156 casos descartados.

Desde outubro, houve 351 notificações de mortes por microcefalia ou outras alterações no sistema nervoso central durante a gestação ou após o parto. Deste total, 102 óbitos foram confirmados para microcefalia e alterações do sistema nervoso central, 59 foram descartados e 190 continuam sob investigação.

Estados

O estado com maior número de casos confirmados ainda é Pernambuco, com 369 casos, seguido da Bahia, com 268, e da Paraíba, com 148.

Microcefalia nos EUA

O primeiro bebê com microcefalia causada pelo vírus da zika no Texas, nos Estados Unidos, foi confirmado nesta quarta-feira (13) pelos órgãos de saúde oficiais do estado.

No Texas, 59 pessoas tiveram teste positivo para o vírus da zika. Três desses casos são mulheres grávidas que foram infectadas durante uma viagem à América Latina.

Desde o início da epidemia nos EUA, o país registrou 6 casos de mal-formação devido à doença – esse seria o sétimo caso – e são 1.132 casos notificados de infecções pelo vírus, todos em pacientes que viajaram para países onde há transmissão da doença ou tiveram relação com um parceiro infectado.

+ Acessados

Veja Também