Brasil se torna maior produtor de petróleo da América Latina

Redação PH

Redação PH

brasil se torna maior produtor de petróleo da américa latina

Brasil se torna maior produtor de petróleo da América Latina

As reformas do governo federal no setor energético, que incluem desde ofortalecimento da Petrobras até alterações no marco regulatório do pré-sal, levaram o Brasil a alcançar o posto demaior produtor de petróleo da América Latina, à frente de grandes produtores como México e Venezuela.

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), referentes ao setor de óleo e gás no ano passado, revelam que a produção de petróleo no Brasil cresceu 3,2%. Essa é a mesma taxa média dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne gigantes mundiais do setor como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Para especialistas, os investimentos dos últimos anos feitos pela Petrobras, especialmente na área do pré-sal, contribuíram para o aumento da produção. Eles apontam que medidas de fortalecimento do setor, a exemplo do marco que desobriga a estatal de ser a operadora única do pré-sal, podem gerar mais competição e elevar investimentos.

“O que se espera é que, em tese, seja alavancado o potencial de investimentos na área petrolífera no País. Com mais de uma empresa investindo, há uma possibilidade maior de investimentos pelas empresas”, apontou o analista de óleo e gás da Tendências Consultoria, Walter de Vitto.

Confira alguns dos fatores que contribuíram para que o Brasil chegasse ao topo do ranking de produção de petróleo na América Latina:

Petrobras mais forte e sólida

Pré-sal na liderança da produção

Medidas favorecem setor de óleo e gás

+ Acessados

Veja Também