BR-163 será pavimentada até Miritituba, no Pará

Redação PH

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BR-163 será pavimentada até Miritituba, no Pará

A principal via de escoamento de milho e soja do Centro-Oeste para os portos do Arco Norte estará pavimentada até 2018. O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil destina R$ 128,5 milhões para obras na BR-163/PA.
Com o recurso, será possível pavimentar os 65 km entre Novo Progresso e Igarapé do Lauro. Outros 35 km entre Vila Planalto e o Entroncamento BR-230 estão em obras. Dos 955 km da rodovia, só vão faltar asfaltar 80 km acima de Miritituba, obras que também estão em andamento e previstas para ficarem prontas depois de 2018.Dos 730 km da divisa de Mato Grosso com o Pará até Miritituba, restavam pavimentar 100 km, distribuídos em dois trechos.
Em fevereiro, durante escoamento da safra de soja, o intenso volume de chuvas na região, combinado às difíceis condições de alguns trechos da rodovia, praticamente paralisaram a BR-163/PA. Havia quilômetros de filas de caminhões que se dirigiam aos portos de Miritituba e Santarém.
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, diz que o objetivo da obra é garantir queo escoamento da safra de 2017/2018 aconteça sem problemas."Faremos todo o esforço para concluir a pavimentação atéMiritituba, porque investir na solução dos obstáculos que amarram a economia brasileira e o funcionamento do País significa aumentar a competitividade dos produtos no mercado global”.
Índices de crescimento
A safra 2016/2017 chegou a 220 milhões de toneladas. A soja e seus derivados e o milho se destacam como os principais produtos da balança comercial brasileira. Em 2015, o volume do complexo de soja exportado foi de 70,8 milhões de toneladas – 14,6% de toda a exportação do País.
Do volume total de soja, derivados e milho exportado, 41% saíram pelo corredor Sul, 39% pelo Sudeste, 7% pelo Nordeste e 13% pelo Norte, formado pelas rodovias federais do Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Embora o volume de exportação pelo Norte ainda não seja tão significativo, as rotas da região são apontadas como uma alternativa para escoar a produção e desafogar os portos do Sul e do Sudeste.

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