Bombeiros tentam evitar que fogo em parque de MT atinja chácaras e torre

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Bombeiros tentam evitar que fogo em parque de MT atinja chácaras e torre

Uma equipe de bombeiros e brigadistas está trabalhando para que o incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães não atinja a torre do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e as chácaras da região. O fogo teve início na terça-feira da semana passada e um grupo de cerca de 100 pessoas trabalha contra as chamas dentro do parque nacional, totalmente fechado para visitação. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por gerir o parque, há indícios de que o fogo – atualmente fora de controle – teve origem criminosa.

A equipe que está no local é composta por 40 pessoas do ICMBio, 26 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), 20 militares do Corpo de Bombeiros e assistentes sociais, além de helicópteros e aeronaves do Centro Integrado de Operações (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (8) pelo ICMBio, existem dois focos de incêndio no parque. O primeiro se localiza no Circuito das Cachoeiras e o segundo foco está atualmente na proximidade da Cidade de Pedra, na região dos morros.

Ainda de acordo com o informativo, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Chapada dos Guimarães cedeu duas servidoras que farão o apoio logístico às operações.

Segundo o tenente-coronel Paulo Barroso do Corpo de Bombeiros, que coordena o combate ao fogo, até segunda-feira 180 mil litros de água já haviam sido utilizados. Segundo ele, o incêndio está atualmente fora de controle. O oficial explicou que as principais dificuldades do combate às chamas são o clima seco, o acesso aos locais e o vento. A principal preocupação da equipe é que as chamas se espalhem.

“Nosso principal missão agora é atuar para que o fogo não tenha acesso à torre torre do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e as chácaras que ficam próximas ao parque”, afirmou Barroso.

Para priorizar o trabalho de combate às chamas, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães está totalmente interditado. A decisão foi tomada pelo ICMBio nesta segunda-feira por causa da piora das condições de combate ao incêndio.

+ Acessados

Veja Também