Bloqueio de cartões deve ser informado aos clientes

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

Bloqueio de cartões deve ser informado aos clientes

As empresas de cartões de crédito ou débito podem ser obrigadas a comunicar os clientes sobre o bloqueio do cartão. A iniciativa é do deputado José Domingos Fraga (PSD) e está no projeto de lei 122/2016, em tramitação na Assembleia Legislativa.

De acordo com a proposta, o bloqueio do cartão será obrigatório para o cliente que não tiver solicitado o serviço. Com isso as empresas terão o prazo de 24 horas para comunicá-lo sobro o bloqueio.

“As operadoras de cartões de crédito ou débito são obrigadas a manter seus clientes informados sobre possíveis interrupções na prestação dos serviços, hipótese que pode evitar grandes transtornos aos consumidores”, explica o parlamentar.

Já a forma de aviso deverá ser escolhida entre as opções elencadas pela operadora do crédito ou débito. Mas caso as empresas não cumpram a lei, os infratores serão notificados por escrito. A multa, em caso de uma nova infração, será de 200 Unidades Padrão Fiscal de Mato Grosso – UPF/MT.

O valor arrecadado com a aplicação das multas será integralmente repassado ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor ( FUNDECON), instituído pela Lei n.º 7.170, de 21 de setembro de 1999.

A fiscalização será dos órgãos de defesa do consumidor como a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), nos respectivos âmbitos de atribuições. Eles serão responsáveis pela aplicação das sanções decorrentes de infrações às normas nela contidas, mediante procedimento administrativo, assegurada a ampla defesa.

+ Acessados

Veja Também