Biblioteca da Sema detêm o maior acervo de material ambiental de Mato Grosso

Biblioteca da Sema detêm o maior acervo de material ambiental de Mato Grosso

Apesar de pouco conhecida do grande público, a biblioteca ‘Arne Sucksdorff’ da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) existe e tem o maior acervo de material sobre meio ambiente de Mato Grosso.

Construída com recursos do Banco Mundial e inaugurada em 05 de junho de 1996 no governo do falecido Dante de Oliveira, a biblioteca ‘Arne Sucksdorff’ recebeu esse nome em homenagem ao cineasta, pesquisador e fotógrafo sueco que viveu 20 anos no Pantanal mato-grossense documentando a fauna, a flora e a exuberância da região. Faleceu em 2001, aos 84 anos, na Suécia.

Cerca de 11 mil slides foram cedidos ao órgão ambiental, ainda em 1984. E a biblioteca da Sema recebeu esse vasto material produzido por ele durante o período em que esteve por estas bandas.

E graças a ele, hoje, a biblioteca da Sema possui um acervo com 20 mil exemplares entre mapas, arquivos de vídeo, livros, CDs-Rom, DVDs, publicações de servidores da Sema e uma imensidão de EIAs e Rimas.

Também possui relatórios e projetos ambientais importantes como o Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai, Aproveitamento Múltiplo de Manso e de recuperação das cabeceiras do Rio Cuiabá.

Em 2017 e 2018, comitivas com vários pesquisadores e ambientalistas da Suécia visitaram a biblioteca e conheceram mais da história de Arne que lutou por questões ambientais em vida e sua história de amor com o Pantanal é muito conhecida na Suécia.

Na comitiva estava sua viúva a pantaneira Maria Graça dos Santos Sucksdorff, 73 anos, que se emocionou com as imagens e relembrou os tempos ao lado do marido.

VISITAÇÃO- Atualmente a biblioteca é muito freqüentada por técnicos da secretaria que a usam como base de dados para alguns estudos e pareceres na Sema e alguns alunos universitários. Além disso, pode ser usufruída  pela população no horário das 8h às 12h e das 14 às 17h de segunda a sexta. Telefones para contato: 3613-7203 / 3645-4926.