Beneficiários do Bolsa Família em Rondonópolis precisam regularizar cadastro até dia 20 de janeiro

Beneficiários do Bolsa Família precisam regularizar cadastro até dia 20 de janeiro
Agência Senado

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem comparecer até o dia 20 deste mês à uma Unidade de Saúde mais próxima da onde moram, para cumprirem com as condicionalidades estabelecidas pelo Governo Federal e não perderem o benefício do programa.

O alerta está sendo feito pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social, uma vez que o comparecimento é obrigatório e apenas 30% dos beneficiados compareceram. Bem menos da metade da meta deste ano do município que é de 78%.

Segundo dados do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgados no início de 2018, mostrando o resultado da avaliação da atuação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), apontou que 430 famílias tiveram o benefício cancelado em Rondonópolis e ao todo foram 987 benefícios bloqueados.

Rondonópolis foi o terceiro município mato-grossense com maior número de cancelamentos, ocupando a mesma posição no ranking de quantidade de bloqueios. Para a cidade não repetir esse feito é necessária a colaboração das famílias beneficiadas que precisam realizar o acompanhamento feito duas vezes por ano pelas equipes municipais de Saúde.

Os beneficiados devem levar cartão de vacinação para conferência se as vacinas estão em dia, realizar a pesagem e altura das crianças e o pré-natal no caso das gestantes dentro do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde é das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.