Avança diálogo para implantação do Centro de Diagnóstico do Câncer em Rondonópolis

Wheverton Barros

O diálogo para a implantação do Centro de Diagnóstico do Hospital do Amor que vai atender Rondonópolis e mais 18 municípios da região Sudeste de Mato Grosso tem avançado. Na noite desta quinta-feira (31) foi realizada uma reunião com a sociedade civil organizada com o intuito de discutir estratégias e viabilidade legal para a implantação da unidade de prevenção.

“Estamos juntos neste projeto que envolve 19 municípios e todos os prefeitos estão empenhados. Nós estamos dialogando já algum tempo a importância de ter um Centro de Diagnóstico aqui na região que vai atender mais de 500 mil pessoas. Tem bastante diálogo, tem um processo legal que precisa ser seguido e junto ao MP estamos buscando fazer um projeto seguro”, destacou o prefeito de Poxoréu e presidente do Consórcio Regional de Saúde Sul Mato Grosso Nelson Paim.

O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio também frisou a importância da união dos municípios para a implantação da unidade.

“Estamos discutindo qual a forma que nós vamos trazer o Centro de Diagnóstico para Rondonópolis porque precisamos viabilizar de uma forma legal, para que o município possa colocar um aporte de dinheiro para comprar os equipamentos e ajudar. Nós dos municípios queremos unir e proporcionalmente cada um ajudar um pouco. O Ministério Público por meio do Dr. Ari Madeira também se colocou a disposição para nos ajudar,” ressaltou o prefeito.

 O médico do Departamento de Prevenção do Hospital do Amor de Barretos Rafael Luiz Haikel Júnior, falou sobre a implantação de uma unidade no município. “É uma ideia que seja montada em Rondonópolis, claro com atendimento para toda região para os 19 municípios uma unidade de prevenção que vai se concretizar na cidade. Precisamos de um entendimento entre toda comunidade, consórcio e também a disponibilidade de recurso para aquisição de equipamentos,” ressaltou.

O prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter que faz tratamento contra o câncer mensurou a importância de um centro para atender a toda a região.

“Só que passa por esta doença sabe o que ela impacta, é um projeto belíssimo de prevenção de câncer aqui em Rondonópolis para atender toda a região Sul. Estamos todos unidos na busca desse recurso dentro da legalidade, nós vamos superar principalmente com a ajuda do prefeito Zé Carlos do Pátio de Rondonópolis e todos os municípios da região. Investir em prevenção é o melhor investimento que pode haver, vamos agilizar o diagnóstico esse é o nosso objetivo pedimos o apoio de toda sociedade para implantar esse projeto,” destacou Fábio Schroeter.