Audiência debate políticas para saúde de idosos

Redação PH

Redação PH

audiência debate políticas para saúde de idosos

Audiência debate políticas para saúde de idosos

A Assembleia Legislativa realiza na próxima segunda-feira (26), a partir das 14h, audiência pública para debater as políticas para saúde dos idosos. O evento foi solicitado pelo professor e deputado Allan Kardec (PT) e está sendo organizado com apoio da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de Mato Grosso.

A audiência será realizada no Auditório Deputado Milton Figueiredo, da Assembleia. Contará com palestra da defensora pública Márcia Figueiredo e Sá. Formada pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, ela foi presidente do Conselho do Idoso no Distrito Federal nos anos de 2016 e 2017.

“Apesar de termos o Estatuto do Idoso, que garante direitos em nível federal às pessoas com 60 anos ou mais, Mato Grosso não tem uma política estadual muito ampla sobre o tema. Por isso, queremos debater o assunto com toda a sociedade, inclusive porque muitos idosos não conhecem a maioria das suas conquistas”, afirma Allan.

O tema ganha mais importância a cada dia. No Brasil, o ritmo de crescimento da população idosa tem sido sistemático e consistente. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2009), o país contava com uma população de 21 milhões de pessoas de 60 anos ou mais de idade. No ano de 2050, ainda segundo o IBGE, a população brasileira de idosos será superior a de crianças e adolescentes.

“A população, tanto de Mato Grosso como do país, está envelhecendo. E a gente vê que o Estado não está preparado para isso. Basta visitar os hospitais, por exemplo, para ver a deficiência disso. A audiência vai ser o ponto de partida para essa discussão”, completa Lúcio Andrade, Ouvidor-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso.

Allan já realizou audiências para debater também a situação dos representantes comerciais de Mato Grosso, o desenvolvimento sustentável, imposição de teto de gastos no governo estadual, a situação da Ordem dos Músicos, indicação para conselheiros dos tribunais de contas, políticas para o turismo em diferentes regiões, esporte e lazer. Além de discutir os temas, o objetivo é também colher propostas populares para elaboração de leis. Projeto para isentar a cobrança de ICMS sobre mostruário e veículos de representantes comerciais em Mato Grosso, por exemplo, nasceu da discussão com a classe.

+ Acessados

Veja Também