Assembleia Legislativa é agraciada no Prêmio Centro América de Criação Publicitária

Marcos Lopes/ALMT

Assembleia Legislativa é agraciada no Prêmio Centro América de Criação Publicitária

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu o prêmio de melhor vídeo publicitário para televisão na categoria órgãos públicos no Prêmio Centro América de Criação Publicitária. A peça vencedora, anunciada no último final de semana, faz parte de uma campanha sobre dislexia idealizada pelos servidores da Secretaria de Comunicação da ALMT (Secom).

Na avaliação da secretária de Comunicação, Rosimeire Felfili, o trabalho em equipe foi o diferencial nessa conquista. “A premiação foi muito merecida por ter sido criada pela equipe de Publicidade da Secom. Esse é o resultado do trabalho em equipe, composta por profissionais competentes. Quem ganha com isso é a instituição, que tem seu nome elevado positivamente”, afirma Roseimeire Felfili.

“O reconhecimento mostra que o trabalho daqui está no mesmo patamar das melhores agências do estado”, avalia o gerente de Marketing da ALMT, Ricardo Sardinha. Ele destaca que toda a equipe da Publicidade da Secom se envolveu com a campanha durante os dois meses de trabalho.

O comprometimento dos servidores permitiu a economia de recursos públicos, já que eles mesmos fizeram a parte de criação de campanha. A agência Soul, também premiada, ficou responsável pela produção e veiculação da peça.

Os resultados da campanha puderam ser vistos na prática. Segundo Ricardo Sardinha, as buscas na internet pelo termo “dislexia” aumentaram 300% nos meses em que a campanha foi ao ar. Para a servidora Aluá Deliberai, esse sucesso está relacionado com a proximidade de quem criou as peças com as pessoas atendidas pela campanha. “As informações são captadas de maneira mais direta e isso reflete no contato com o público”, acredita Aluá.

A ALMT tem dado atenção às demandas de quem convive com a dislexia desde 2016, lembra a presidente da Associação Mato-Grossense de Dislexia, Gabrielle Andrade. O tema é trabalhado por parlamentares como Janaina Riva (MDB), Wilson Santos (PSDB) e Allan Kardec (PDT). “Nós ficamos muito felizes. A campanha proporcionou que toda a sociedade nos veja. Com o prêmio, recebemos um segundo reconhecimento de que a dislexia existe”, comemora.

Para o secretário-adjunto de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota, o reconhecimento é a consequência de um trabalho que envolveu, inclusive, pessoas que convivem de perto com a dislexia. “As mães acreditaram que, a partir daquele momento, seus filhos não seriam mais invisíveis aos olhos da sociedade. Isso é comunicação pública. O resultado satisfatório desta campanha é saber que criamos, como órgão público, meios para a construção da cidadania”, destacou.

Dislexia – É um transtorno neurobiológico, não uma doença, que atinge cerca de 10% da população brasileira. O disléxico enxerga as letras de forma embaralhada, dificultando a leitura. O aprendizado do disléxico é normalizado se for oferecido a ele outras formas de ensino, como a avaliação oral e a leitura da informação.

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